Iniciativa da Sicredi União MS/TO e Oeste da Bahia impulsiona o empreendedorismo feminino e já contribuiu para que centenas de mulheres transformassem seus pequenos negócios em empresas estruturadas
Com foco no fortalecimento do empreendedorismo feminino, o programa Donas do Negócio completa três anos de atuação neste mês de julho de 2025. A iniciativa já alcançou mais de 5 mil associadas em 28 agências da Sicredi União MS/TO e Oeste da Bahia, promovendo capacitação, conexões e transformação pessoal e profissional.
Criado para apoiar mulheres empreendedoras, o programa se tornou uma referência nacional no cooperativismo. Segundo o presidente da Sicredi União, Celso Ramos Régis, o impacto é evidente: cerca de 10% das participantes já deixaram o programa por terem alcançado um novo patamar empresarial. “Essas mulheres deixaram de ser MEI ou microempresas para se tornarem pequenas, médias e até grandes empresas. Elas não precisam mais do programa, porque cresceram — e esse é justamente o nosso objetivo”, afirmou.
A força da conexão e da capacitação
Mais do que apoio financeiro, o Donas do Negócio oferece uma trilha completa de capacitação, com oficinas, treinamentos, mentorias, encontros presenciais e conteúdos digitais. Uma das marcas do programa é a criação de redes de apoio entre as mulheres, que compartilham experiências, desafios e soluções.
“Nosso maior diferencial está na entrega não financeira: é conhecimento, é conexão. O programa permite que essas empreendedoras evoluam, que suas empresas cresçam de forma sustentável”, explicou o diretor executivo da cooperativa, Luis Guilherme Trindade.
Entre os destaques mais recentes está o “Capacita +”, trilha de aprendizagem online com acesso vitalício. O programa também promove iniciativas como o “Prontas pra Voar” — voltado para as associadas que se destacaram e estão prontas para novos saltos — e a tradicional Feira da Empreendedora, que dá visibilidade aos negócios liderados por mulheres.
Parceria internacional e inovação
O Donas do Negócio nasceu em parceria com a IFC (International Finance Corporation), braço do Banco Mundial para desenvolvimento do setor privado. A consultora Amanda Franco destacou que a iniciativa está alinhada com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), com foco na equidade de gênero e inclusão econômica.
“Desde o início, buscamos criar algo inovador e aplicável à realidade das associadas. Um dos grandes diferenciais do programa foi a criação da figura da gerente exclusiva para atender essas mulheres — algo inédito entre as cooperativas do mundo”, explicou Amanda.
Impacto coletivo e transformação pessoal
Para a assessora responsável pelo programa em Mato Grosso do Sul, Tocantins e Oeste da Bahia, liderar o Donas do Negócio também representou um marco pessoal. “Me sinto muito privilegiada em liderar um programa que apoia e fomenta o empreendedorismo feminino em diversas áreas. Cresci como profissional e como mulher ao lado dessas associadas. Hoje, tenho um olhar mais atento às necessidades e potencialidades de cada uma delas”, relatou.
Com três anos de trajetória e resultados concretos, o Donas do Negócio se consolida como uma ferramenta transformadora para mulheres que desejam empreender com autonomia, conhecimento e apoio mútuo.
“Para nós, do Sicredi, é uma grande satisfação ver tantas mulheres crescerem com o Donas. O programa não apenas se expandiu geograficamente, mas também aprofundou seu impacto, ajudando a construir uma sociedade mais justa, colaborativa e próspera”, finalizou Celso Régis.