Times de Campo Grande e Nova Andradina conquistam pódio no Supernova, iniciativa do MEC e Sebrae
Dois projetos da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS) estão entre os melhores do país no programa Supernova, que capacita estudantes para desenvolver negócios inovadores. O projeto Agani, de Campo Grande, ficou em 1º lugar na Região Centro-Oeste e garante participação em uma missão técnica em hub de inovação e tecnologia. Já o Macavida, do Time Enactus de Nova Andradina, conquistou 3º lugar na mesma região, mostrando o potencial do Cerrado em produtos sustentáveis.
O Agani une demandas da prática clínica em saúde à expertise em óptica e fotônica, com participação de estudantes e professores de diferentes áreas, permitindo acelerar decisões e criar soluções aplicáveis ao mercado. O projeto finaliza o protótipo e se prepara para validar o produto.
O Macavida transforma a macaúba, fruto nativo subutilizado, em alimentos nutritivos e fertilizantes orgânicos, aplicando o conceito de economia circular. A iniciativa gera renda para a agricultura familiar, preserva o bioma Cerrado e impacta diretamente comunidades locais.
Segundo a Agência de Inovação da UFMS, os resultados reforçam o compromisso da universidade em conectar ensino, pesquisa e extensão a demandas reais da sociedade, estimulando a formação empreendedora e a criação de soluções de alto impacto.
Mais informações sobre os projetos podem ser conferidas no site da UFMS.






