Projeto “Procurando Saber” levará noções de direitos e deveres às escolas de MS
A volta às aulas na Rede Estadual de Ensino de Mato Grosso do Sul contará com uma nova iniciativa voltada à formação cidadã dos estudantes. Trata-se do programa “Procurando Saber”, que tem como objetivo apresentar, de forma simples e participativa, noções sobre o sistema de Justiça, além de direitos e deveres dos cidadãos.
A ação será desenvolvida pela Procuradoria-Geral do Estado de Mato Grosso do Sul (PGE/MS) e chega ao Estado por meio de um Termo de Cooperação Técnica firmado com a Procuradoria-Geral do Estado de São Paulo (PGE/SP). A parceria permite o compartilhamento de metodologias e boas práticas já aplicadas com sucesso em escolas paulistas.
O acordo foi assinado neste mês pelas procuradoras-gerais Ana Carolina Ali Garcia (PGE/MS) e Inês Coimbra (PGE/SP), além do secretário de Estado de Educação, Hélio Queiroz Daher.
As atividades serão realizadas em escolas estaduais de Mato Grosso do Sul, com encontros presenciais conduzidos por procuradores do Estado, apoio da Secretaria de Estado de Educação (SED) e uso de dinâmicas, jogos educativos e ações interativas, que facilitam o aprendizado e estimulam a participação dos alunos.
Em São Paulo, onde o projeto já está em andamento, o “Procurando Saber” alcançou 560 estudantes em 23 escolas públicas, segundo dados da PGE/SP.
Além de contribuir para a educação jurídica dos jovens, o programa reforça a atuação da PGE/MS na promoção da cidadania, da transparência e da aproximação das instituições públicas com a sociedade.






