Programa Escola Segura, Família Forte reforça policiamento nas unidades estaduais e deve chegar a mais seis municípios em 2026
A segurança nas escolas da Rede Estadual de Ensino passa a contar novamente com o reforço da Ronda Escolar a partir desta quarta-feira (11), em Campo Grande, Dourados e Ponta Porã. A ação faz parte do Programa Escola Segura, Família Forte, coordenado pela Secretaria de Estado de Justiça e Segurança Pública (Sejusp-MS), por meio da Polícia Militar de Mato Grosso do Sul (PMMS), em parceria com a Secretaria de Estado de Educação (SED-MS).
Na Capital, o trabalho é realizado pelo Comando de Policiamento Metropolitano (CPM), que atua em sete regiões da cidade, com sete viaturas e 28 policiais militares. A iniciativa atende mais de 44 mil estudantes da Rede Estadual.
De acordo com o comandante do CPM, coronel Emerson de Almeida, as equipes atuam tanto na prevenção quanto na repressão de ocorrências. Entre as ações estão mediação de conflitos, abordagens a pessoas e veículos suspeitos no entorno das escolas, combate a furtos, ameaças, lesões corporais, porte de arma branca, tráfico de drogas, além de situações envolvendo cigarro eletrônico, arma de fogo ou simulacro.
Em Dourados, a Ronda Escolar é realizada pelo 3º Batalhão da PM e pela 9ª Companhia Independente, com duas viaturas e quatro policiais militares, atendendo mais de 18 mil alunos. Já em Ponta Porã, o 4º Batalhão de Polícia Militar é responsável pelas ações, com uma viatura e quatro policiais, beneficiando diretamente mais de 11 mil estudantes.
A comunicação entre as escolas e a Polícia Militar ocorre por canais diretos, o que garante mais rapidez no atendimento. O protocolo inclui visitas às direções das unidades pelo menos três vezes por semana, rondas preventivas, palestras educativas previamente agendadas e mediação de conflitos.
Criado em 2017, em Campo Grande, o Programa Escola Segura, Família Forte tem como objetivo aproximar a Segurança Pública, a escola e as famílias, prevenindo situações de risco e contribuindo para um ambiente mais seguro e adequado ao aprendizado. Após os resultados positivos na Capital, o programa foi ampliado para o interior e, em 2026, a previsão é de expansão para mais seis municípios de Mato Grosso do Sul.





