Organizada pela SES, rede regionalizada concentra atendimentos nas unidades de alta complexidade e garante continuidade do cuidado
O SUS oferece atendimento oncológico especializado por meio de uma rede estruturada e coordenada pela Secretaria de Estado de Saúde (SES) de Mato Grosso do Sul. A assistência é organizada regionalmente, com foco na ampliação do acesso, continuidade do tratamento e atenção integral às pessoas com câncer.
A maior parte dos procedimentos oncológicos no estado é realizada pelas UNACON (Unidades de Assistência de Alta Complexidade em Oncologia), que concentram 99% da produção registrada em 2025. Outras unidades hospitalares realizam apenas cirurgias pontuais, representando 1% da produção.
Entre as UNACON, o Hospital do Câncer de Campo Grande – Alfredo Abrão lidera com 17.325 atendimentos, seguido pelo Hospital Cassems – Unidade Dourados (20%), Santa Casa de Campo Grande e Hospital Regional de MS (16% cada), Hospital Nossa Senhora Auxiliadora de Três Lagoas (7%) e Santa Casa de Corumbá (3%).
Segundo Michele Martins, gerente de Atenção à Oncologia da SES, os números mostram a importância das UNACON na garantia de diagnóstico, tratamento contínuo e cuidado humanizado. “A organização em rede permite um atendimento mais resolutivo e integral para a população”, afirma.
A rede estadual reforça o compromisso do SUS em Mato Grosso do Sul com a acessibilidade, a qualidade do atendimento e a transparência das informações em saúde.






