Prepare o casaco e o cobertor: esta segunda-feira (23) será de frio em Mato Grosso do Sul. Haverá queda brusca nas temperaturas ao longo do dia e possibilidade de geada no sul do Estado. O frio será efeito do avanço de uma nova massa de ar polar, que deve marcar o início de mais uma semana de fortes variações climáticas, conforme alerta do Cemtec (Centro de Monitoramento do Tempo e do Clima).
As temperaturas nos próximos dias devem oscilar, com mínimas entre 12°C e 15°C durante madrugadas e manhãs, e máximas que podem alcançar os 30°C em algumas regiões. Os ventos devem soprar entre os quadrantes sul e leste, com rajadas de até 60 km/h em pontos isolados.
Há ainda risco de tempestades localizadas, com raios e rajadas de vento, especialmente no sul. De acordo com o Cemtec, a chegada da massa de ar frio provoca um fenômeno chamado “mínima invertida”, quando o dia começa com temperaturas mais elevadas e esfria ao longo das horas. Já na terça-feira (24), as mínimas devem despencar para 0°C a 2°C, com possibilidade de geada em diversas cidades do sul do Estado.
Os ventos também devem contribuir para a sensação de frio, inicialmente soprando do norte e virando para sul na segunda-feira, com rajadas que podem ultrapassar os 60 km/h. E as baixas temperaturas não param por aí. Entre os dias 26 e 27 de junho, uma nova frente fria deve reforçar o ar gelado em Mato Grosso do Sul, mantendo o clima frio até o fim do mês.