Foram apreendidos aproximadamente 700 produtos derivados do tabaco sem registro na Anvisa, principalmente essências de narguilé
Em referência ao Dia Nacional de Combate ao Câncer (27 de novembro), a Secretaria de Estado de Saúde (SES) realizou em Corumbá uma série de atividades voltadas à prevenção, orientações ao público e retirada de produtos irregulares do mercado.
A programação começou com palestras sobre os riscos do tabagismo e seu impacto no desenvolvimento de câncer, especialmente em neoplasias do trato respiratório. A proposta é que esses profissionais multipliquem as informações nos municípios onde atuam, ampliando a rede de prevenção.
Fiscalização retira cerca de 700 produtos irregulares de circulação
Na noite de terça-feira (26), equipe da Vigilância Sanitária Estadual, em parceria com o município, vistoriou oito tabacarias e conveniências. Foram apreendidos aproximadamente 700 produtos derivados do tabaco sem registro na Anvisa, principalmente essências de narguilé.
Os comerciantes receberam orientações sobre a lista atualizada de produtos autorizados e sobre os riscos do consumo de itens irregulares, que podem apresentar níveis ainda maiores de toxicidade.
A semana também incluiu inspeções em clínicas que utilizam máquinas de bronzeamento artificial — equipamento proibido para fins estéticos no Brasil e associado ao aumento do risco de câncer de pele.
Equipes da Vigilância vistoriaram ainda serviços de radiodiagnóstico para verificar medidas de proteção dos trabalhadores expostos à radiação e reforçar protocolos de segurança.
As ações foram concentradas na cidade por ser uma área de fronteira e ainda não ter recebido atividades educativas em parceria com a Vigilância Sanitária Estadual.
A programação segue nesta quinta-feira, com orientações abertas ao público e apoio da imprensa local, reforçando práticas de prevenção ao câncer e alertando para fatores de risco como tabagismo, exposição solar sem proteção e uso inadequado de equipamentos de saúde.






