Após o avanço da frente fria nesta segunda-feira (4), a previsão para os próximos dias em Mato Grosso do Sul é de tempo mais firme. Entre terça (5) e quinta-feira (7), o sol deve predominar entre nuvens, influenciado pela atuação de um sistema de alta pressão atmosférica.
Apesar do tempo mais estável, não se descarta a formação de nuvens e pancadas de chuva isoladas, principalmente por causa do deslocamento de cavados — áreas alongadas de baixa pressão que ainda podem provocar instabilidades em pontos isolados do Estado.
Leve queda nas temperaturas
Com a passagem da frente fria, as temperaturas tendem a cair de forma leve em diversas regiões. No sul, cone-sul e Grande Dourados, as mínimas devem ficar entre 12°C e 17°C, com máximas que não devem passar dos 24°C. No sudoeste e Pantanal, os termômetros variam de 16°C a 20°C nas primeiras horas do dia e alcançam até 28°C à tarde. Já no bolsão, leste e norte, as mínimas ficam entre 14°C e 18°C, com calor mais presente nas máximas, que podem chegar a 32°C.
Em Campo Grande, a capital, a previsão indica mínima de 16°C e máxima de 26°C durante esse período.
Os ventos seguem atuando entre os quadrantes leste e sul, com velocidades que variam de 30 a 50 km/h. Rajadas mais intensas, acima desse intervalo, podem ocorrer pontualmente.
Fim de semana será de frio rigoroso em MS
A partir de sexta-feira (8), a entrada de uma nova frente fria deve provocar uma queda brusca nas temperaturas, principalmente na metade sul do Estado. De acordo com o Cemtec (Centro de Monitoramento do Tempo e do Clima), os termômetros podem marcar entre 4°C e 8°C — com possibilidade de valores ainda menores em algumas localidades, o que pode favorecer a formação de geada.
Diante da previsão, a recomendação é para que a população acompanhe os boletins meteorológicos e fique atenta aos alertas emitidos pela Defesa Civil e demais órgãos oficiais.