Matéria:
Welington Xavier, de 43 anos, conhecido como “Cachorrão”, foi recapturado no final da tarde desta quarta-feira (4) após fugir do Instituto Penal de Campo Grande, onde cumpria pena por estupro de vulnerável. A fuga durou menos de oito horas. Ele foi localizado por equipes do Garras (Delegacia Especializada de Repressão a Roubos a Banco, Assaltos e Sequestros) em uma residência no bairro Jardim Noroeste.
De acordo com o delegado Pedro Cunha, a fuga foi cuidadosamente planejada e contou com apoio externo.
“A fuga foi premeditada, tendo em vista que teve ajuda e já tinha o local para que ficasse por alguns dias, até ‘a poeira baixar’. E após dar esse tempo, também já estava com viagem programada para outro estado”, afirmou o delegado.
Após tomar conhecimento da fuga, a polícia intensificou as diligências ao longo do dia, o que resultou na rápida recaptura do foragido.
A fuga ocorreu durante a manhã, quando Welington aproveitou o momento em que um portão foi aberto e saiu correndo da unidade de trabalho. Um servidor ainda tentou detê-lo, mas não conseguiu alcançá-lo. Do lado de fora, uma mulher aguardava com uma motocicleta, na qual o detento montou rapidamente e fugiu do local.
Testemunhas relataram que Welington estava sem camisa e vestia apenas uma calça laranja, parte do uniforme usado pelos internos. Equipes de segurança foram acionadas imediatamente para realizar buscas pela região.
Welington estava lotado no setor de almoxarifado do presídio desde o dia 12 de maio. Ele havia sido designado para a função por apresentar histórico de boa conduta.
Após a recaptura, “Cachorrão” foi encaminhado à delegacia e permanecerá à disposição da Justiça. Ele passará por audiência de custódia nos próximos dias.