Iniciativa nacional reúne escuta das populações dos biomas brasileiros e prepara propostas para a COP30, com foco em justiça social, equidade racial e protagonismo feminino
A primeira-dama Janja Lula da Silva esteve em Campo Grande nesta quarta-feira (8) para participar do encontro do projeto “Vozes dos Biomas”, que nesta edição ouviu comunidades e lideranças ligadas ao bioma Pantanal. A iniciativa, que integra as ações preparatórias para a COP30, é liderada por Janja e pelas Enviadas Especiais Jurema Werneck (Igualdade Racial e Periferias) e Denise Dora (Direitos Humanos e Transição Justa).
O projeto percorre o país em uma série de seis encontros regionais com o objetivo de ouvir as populações dos biomas brasileiros, assimilando suas demandas, saberes e perspectivas para construir propostas de ação climática com justiça social, equidade racial e protagonismo das mulheres.
Cada uma das oficinas resultará em uma “Carta dos Biomas”, documento que reunirá as ações práticas e recomendações de cada território a serem entregues à Presidência da COP30, que será realizada em Belém (PA).
As escutas já passaram pela Amazônia (Manaus), Mata Atlântica (Rio de Janeiro), Pampa (Porto Alegre) e Caatinga (Caruaru). Campo Grande sediou a quinta etapa, dedicada ao Pantanal, e o encerramento ocorre na sexta-feira (10) em Brasília, com o bioma Cerrado.
Segundo Janja, o “Vozes dos Biomas” reforça que a COP30 é um processo coletivo e construído com a sociedade civil. “Os debates climáticos não se fazem apenas nas mesas internacionais, mas principalmente no chão dos territórios, ouvindo quem vive, protege e transforma a natureza todos os dias”, destacou a primeira-dama.