Estado investiga quatro casos suspeitos enquanto o Ministério da Saúde monitora situação em todo o país
O Ministério da Saúde confirmou uma nova morte sob suspeita de intoxicação por metanol em Mato Grosso do Sul. A informação foi divulgada na atualização feita pela pasta na tarde desta quarta-feira (8).
Com esse caso, o estado passa a ter quatro notificações em investigação, além do óbito suspeito. As ocorrências se somam às 259 notificações registradas em todo o Brasil, das quais 24 foram confirmadas como intoxicação por metanol e 235 seguem sob análise. Outras 145 suspeitas já foram descartadas.
Até o momento, apenas três estados registraram confirmações da substância: São Paulo (20 casos), Paraná (3) e Rio Grande do Sul (1). Entre os casos ainda em investigação, São Paulo lidera com 181 notificações, seguido de Pernambuco (24) e outros estados com menor número de registros, incluindo Mato Grosso do Sul, que possui quatro casos em análise.
Em relação aos óbitos, cinco foram confirmados, todos em São Paulo. Outras 11 mortes seguem sob investigação, sendo uma em Mato Grosso do Sul. Pernambuco (3), Paraíba (1) e novamente São Paulo (6) também estão entre os estados com óbitos em apuração.
Segundo o Ministério da Saúde, os casos estão relacionados principalmente ao consumo de bebidas alcoólicas contaminadas com metanol, substância tóxica e imprópria para ingestão humana. A pasta alerta para os riscos associados à procedência desconhecida dessas bebidas.
A atualização das informações sobre intoxicação por metanol será feita pela Sala de Situação do Ministério às segundas, quartas e sextas-feiras, a partir das 17h, com base nos dados enviados pelas secretarias estaduais de saúde.