21:21 terça-feira, 17 fevereiro 2026
A Onça
No Result
View All Result
A Onça
No Result
View All Result
A Onça
No Result
View All Result
Mauricio de Sousa é meu pai e também o pai do Brasil, diz Mauro Sousa

Mauricio de Sousa é meu pai e também o pai do Brasil, diz Mauro Sousa

A Onça by A Onça
7:02 segunda-feira, 27 outubro 2025
in Brasil
A A

Aos 90 anos de idade, completados nesta segunda-feira (27), Mauricio de Sousa é pai de dez filhos e também de mais de 400 personagens, entre eles, uma garotinha que usa um vestidinho vermelho e que está sempre carregando um coelhinho de pelúcia: a Mônica, sua figura mais conhecida. Mas ele não parou por aí. Muitos brasileiros aprenderam a ler com suas historinhas e, por isso, carinhosamente, também costumam chamá-lo de pai.

“Ouço isso com muita frequência, de que ele é um pouco pai de todo mundo. As obras dele, os personagens que ele criou são como se fossem nossos melhores amigos, são a nossa família. Não tem preço realmente sentir todo esse afeto que todo mundo tem pelo meu pai. E, por isso, meu pai acaba sendo esse paizão. O meu Maurício, ele é o pai do Brasil. E eu não tenho ciúmes, tá, gente?”, brincou um de seus filhos, Mauro Sousa.

Notícias relacionadas:Mauricio de Sousa é homenageado na abertura da Mostra de Cinema de SP.Mauricio de Sousa recebe prêmio Cátedra Unesco por estímulo à leitura.Bienal Rio é aberta com homenagem a Mauricio de Sousa.A declaração de Mauro foi feita para uma plateia lotada que foi assistir a uma exibição especial da cinebiografia Mauricio de Sousa – O filme, apresentada na programação da Mostra Internacional de Cinema de São Paulo, na semana passada, na Cinemateca Brasileira, em São Paulo.

No filme, Mauro Sousa interpreta o seu pai e conta a história de como ele começou a sua carreira de desenhista e quadrinista no país. A sessão especial – e emocionante – contou com a participação de Mauricio de Sousa, que embora não tenha dado qualquer declaração, foi muito aplaudido pelo público.

A sessão também teve a presença de sua mãe, a artista e diretora-executiva da MSP Estúdios, Alice Takeda. Em entrevista ao programa Caminhos da Reportagem, que vai ao ar nesta segunda-feira (27), pela TV Brasil, Alice contou como conheceu Mauricio de Sousa e convive com ele há mais 50 anos.

Você podequerer ler

Vini Jr marca golaço e denuncia caso de racismo em Liga dos Campeões

Vini Jr marca golaço e denuncia caso de racismo em Liga dos Campeões

17 de fevereiro de 2026
Mães ambulantes cobram pontos de apoio para crianças no carnaval

Mães ambulantes cobram pontos de apoio para crianças no carnaval

17 de fevereiro de 2026
Mocidade Alegre é campeã do Carnaval de São Paulo pela 13ª vez

Mocidade Alegre é campeã do Carnaval de São Paulo pela 13ª vez

17 de fevereiro de 2026
Bobsled: Brasil garante melhor resultado no trenó para dois atletas

Bobsled: Brasil garante melhor resultado no trenó para dois atletas

17 de fevereiro de 2026

“Conviver com o Mauricio ensinou muita coisa. Uma delas é que todos somos iguais. Então, não tem diferença entre as pessoas, nem de cor, nem de raça, nem de status. Não tem diferença. Todos são iguais. Isso nós aprendemos com ele e ele sempre pede para ensinarmos isso para as crianças e para as novas gerações que vem aí”, disse.

Segundo ela, Mauricio de Sousa buscou trazer para as suas revistas em quadrinhos toda essa pluralidade e diversidade humana, criando, por exemplo, personagens com deficiências.

“Quando um roteirista escreve uma história, um desenhista, um arte-finalista, um letrista, todos eles, quando escrevem histórias com crianças ou com pessoas com deficiência para passar essa mensagem, tudo isso vem de dentro e é desenhado com muito amor, com muito amor. Essa revista, com essas histórias, contém muito sentimento. Por isso que quando um leitor pega essa revista para ler encontra ali não só uma mensagem de amor, mas uma revista que contém sentimentos de muitas pessoas que trabalharam nela”.

Simplicidade

Embora seja considerado o “pai do Brasil”, Mauricio de Sousa é definido como uma pessoa simples. Essa é, inclusive, uma característica que ele buscou levar para seus personagens. Em entrevista concedida à TV Brasil em 2013, o autor explicou que ele mesmo foi a inspiração para suas primeiras histórias.

“Eu falava do meu cachorrinho, da vida que eu tive quando era garoto. E colocava nos jornais, que era publicação de adulto”.

Diretor da cinebiografia sobre o desenhista, Pedro Vasconcelos reforçou que a simplicidade é uma das características que mais define o escritor na vida pessoal. “Mauricio de Sousa é um cara simples, humano, extremamente respeito e extremamente amoroso”, definiu. “Grandes seres humanos são assim. E a gente vai ver isso no filme. Essa simplicidade, humanidade e amorosidade que todos nós precisamos tanto, principalmente nos tempos em que vivemos, está presente no ser humano Maurício de Souza”, completou o diretor.

Em entrevista de apresentação de seu novo filme na Mostra Internacional de Cinema de São Paulo, Pedro Vasconcelos destacou ainda que Mauricio continua uma eterna criança.

“Até hoje, mora uma criança linda naquele coração”, afirmou .

Visionário

Outra qualidade muito marcante do desenhista e escritor é a generosidade, ressaltou a esposa, Alice Takeda. “Ele é uma pessoa generosa, que abre os braços e que abraça alguém que está precisando. Ele não tem limites para isso. Acabamos aprendendo isso também na vida, na convivência com ele”, falou.

Para Marina Sousa, diretora-executiva da MSP Estúdios e quem inspirou a personagem Marina, outra característica de seu pai é estar sempre antenado com o que acontece no mundo.

“Vejo o Mauricio como um visionário mesmo. Desde o começo, quando ele começou a fazer os quadrinhos, ele já acompanhava a sociedade, do que todo mundo estava gostando. Ele ia atrás de agradar todo mundo e de fazer entretenimento para todo mundo”, falou ela, em entrevista ao programa Caminhos da Reportagem.

Mesmo aos 90 anos, seu pai não se cansou de sugerir novas ideias. “A cabeça dele, a personalidade dele, é assim. Ele sempre dá ideia. Por exemplo, ele adora ver os meus filhos brincando. Meus filhos são pequenininhos, mas ele sempre vira para mim para falar: ‘Ó, isso dá personagem, isso dá uma história’. Não tem como meu filho fazer alguma coisa e ele não surgir com alguma ideia, alguma sugestão”.

Cartunista e escritor Maurício de Sousa completa 90 anos de idade.  Foto-arquivo: Antonio Cruz/Agência Brasil

Em entrevista para a TV Brasil em 2015, Mauricio já refletia sobre o papel do artista. “Artista não se aposenta. Artista vira estrelinha e continua iluminando de alguma maneira algum pedaço por aí”.

E é isso que Mauricio continua fazendo aos noventa anos de idade, o que deve tornar seu aniversário ainda mais especial. “Vai ser muito emocionante. Vai ser tão bom para o Mauricio, aos 90 anos, receber esses abraços emocionantes, de gratidão, [de pessoas dizendo] o senhor me ensinou a ler, o senhor me ensinou a gostar de pegar em um livro ou uma revista. Vai ser uma emoção”, completou Alice Takeda.

Chamado de Mauricio 90: desenhando o Brasil, o programa Caminhos da Reportagem, será exibido nesta segunda-feira (27), a partir das 23h, na TV Brasil.

Siga A Onça no


Compartilhe isso:

  • Compartilhar no WhatsApp(abre em nova janela) WhatsApp
  • Compartilhar no Facebook(abre em nova janela) Facebook
Tags: Agencia BrasilBrasilNotícias

Leia também

Vini Jr marca golaço e denuncia caso de racismo em Liga dos Campeões

Vini Jr marca golaço e denuncia caso de racismo em Liga dos Campeões

by A Onça
17 de fevereiro de 2026

O atacante Vinícius Júnior denunciou ter sido vítima de racismo na vitória de seu clube, o Real Madrid, da Espanha, sobre o Benfica, de Portugal, por 1 a 0, pelo mata-mata da Liga dos Campeões da Europa. O episódio ocorreu...

Mães ambulantes cobram pontos de apoio para crianças no carnaval

Mães ambulantes cobram pontos de apoio para crianças no carnaval

by A Onça
17 de fevereiro de 2026

Ter algo gelado para beber no meio de um bloco de carnaval sob o sol escaldante na cidade do Rio de Janeiro pode ser um alívio. Os responsáveis por vender as bebidas em meio a multidões são os ambulantes, que...

Mocidade Alegre é campeã do Carnaval de São Paulo pela 13ª vez

Mocidade Alegre é campeã do Carnaval de São Paulo pela 13ª vez

by A Onça
17 de fevereiro de 2026

A Mocidade Alegre é a nova campeã do Carnaval de São Paulo. A apuração dos votos dos jurados aconteceu nesta tarde de terça-feira (17) e a vitória veio após uma disputa acirrada contra a Gaviões da Fiel e a Dragões...

Load More
  • Home
  • Política de Cookies
  • Posts

© 2023 A Onça

Welcome Back!

Login to your account below

Forgotten Password? Sign Up

Create New Account!

Fill the forms below to register

All fields are required. Log In

Retrieve your password

Please enter your username or email address to reset your password.

Log In

Add New Playlist

No Result
View All Result
  • Home
  • Postagens
  • Artigos da Onça
  • Brasil
  • Polícia
  • Governo
  • Campo Grande
  • Política
  • Saúde
  • Clima
  • Emprego
  • Cultura e Lazer
  • Emprego

© 2023 A Onça

Utilizamos cookies essenciais e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições Ver política de privacidade