7:58 sexta-feira, 3 abril 2026
A Onça
No Result
View All Result
A Onça
No Result
View All Result
A Onça
No Result
View All Result

Slide

Mês do Idoso tem gincanas, bailes e ações de saúde nos CRAS e CCIs

Mês do Idoso tem gincanas, bailes e ações de saúde nos CRAS e CCIs

A Onça by A Onça
13:53 quarta-feira, 29 outubro 2025
in Campo Grande, Prefeitura
A A

Durante o mês de outubro, a Prefeitura Municipal promoveu diversas atividades voltadas à valorização da pessoa idosa. A programação ocorreu nos 21 Centros de Referência de Assistência Social (Cras) e nos Centros de Convivência de Idosos (CCIs), com ações de saúde, lazer, cultura e integração.

Organizada pela Secretaria Municipal de Assistência Social e Cidadania (SAS), a agenda especial incluiu gincanas, bailes, oficinas, concursos de beleza e atividades esportivas. A proposta foi fortalecer vínculos, estimular a memória e promover o bem-estar físico e emocional.

“As atividades desenvolvidas pelos Centros de Convivência do Idoso da SAS vão muito além do entretenimento. Elas são a base do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos, uma política pública essencial que oferece um ambiente seguro e estimulante. Ao promover a prática esportiva adaptada, o engajamento cultural, interação social e o cuidado com a saúde, os CCIs combatem o isolamento social, um dos maiores desafios enfrentados pelos idosos”, comentou a secretária de Assistência Social e Cidadania, Camilla Nascimento.

Mês do Idoso tem gincanas, bailes e ações de saúde nos CRAS e CCIs

Destaques no CCI Jacques da Luz

No CCI Jacques da Luz, 111 idosos participaram de uma programação intensa, com gincanas, aulas de dança, concursos e eventos festivos. A terceira edição da Gincana da Melhor Idade foi o ponto alto das atividades.

A programação termina nesta semana com o concurso de beleza Miss e Mister Bela Idade 2025, nesta quarta-feira (29).

Você podequerer ler

Prefeitura entrega nova recepção da Casa da Mulher Brasileira

Prefeitura entrega nova recepção da Casa da Mulher Brasileira

2 de abril de 2026
Final do Estadual leva decisão ao Estádio Jacques da Luz, nas Moreninhas

Final do Estadual leva decisão ao Estádio Jacques da Luz, nas Moreninhas

2 de abril de 2026
Com feriado prolongado, praças e parques viram refúgio para famílias

Com feriado prolongado, praças e parques viram refúgio para famílias

2 de abril de 2026
Sexta-feira Santa: Comércio fecha, serviços de saúde têm alterações e supermercados funcionam normalmente

Sexta-feira Santa: Comércio fecha, serviços de saúde têm alterações e supermercados funcionam normalmente

2 de abril de 2026

Além do voleibol e atletismo adaptado, houve jogos cooperativos, bocha e premiações. Cada presença contava pontos para as equipes, que receberam nomes em homenagem a idosos que deixaram legado na unidade.

Outro momento de destaque foi o Baile Brega, com figurinos inspirados nos anos 80 e 90. As atividades físicas respeitaram os limites dos participantes, promovendo inclusão e saúde.

Houve também encontros intergeracionais com crianças do Cras Moreninhas. “A troca de saberes é mútua, por isso sempre buscamos unir as gerações em nossas ações”, explicou o coordenador do CCI, Hemerson Mota.

A saúde foi foco de uma blitz em parceria com a UBSF da região, com aferição de pressão, glicemia, peso e altura. Estagiários de Medicina da UFMS também participaram com a Oficina da Memória, que utiliza música como ferramenta de estímulo cognitivo.

Concurso celebra autoestima no CCI Vovó Ziza

No CCI Vovó Ziza, que atende cerca de 300 idosos, o destaque foi o Concurso de Beleza da Melhor Idade. O evento promoveu autoestima, integração e valorização da pessoa idosa.

Com 38 participantes de diferentes faixas etárias, o concurso contou com apoio de profissionais de beleza e comércio local. A programação incluiu maquiagem, desfile, almoço e apresentações culturais.

Ivone da Ávila, 67 anos, foi uma das vencedoras. Ela relata a emoção de participar. “Para mim, foi emocionante e surpreendente, até porque, sinceramente, eu não queria participar de jeito nenhum. Até o último instante eu resisti, porque sou muito tímida, muito envergonhada. Pensei: ‘Capaz que eu vou desfilar e passar nessa passarela aí’. Mas, enfim, me ajeitei e fui.”

Ela destaca a importância da experiência.“A vida é para ser celebrada em qualquer momento. Espero ser um incentivo para que outros idosos também participem. É algo legal, interessante, entusiasmante. A gente se sente valorizado, um verdadeiro incentivo para o nosso dia a dia.”

Parcerias ampliam ações nos CRAS

No Cras Canguru, em parceria com a Legião da Boa Vontade (LBV) e os Cras Vila Gaúcha e São Conrado, foi realizado um circuito de atividades. A programação contou com baile, bingo e integração com o grupo de idosos do Cras Aero Rancho.

A colaboração com a LBV foi essencial para ampliar o alcance das ações. As atividades foram organizadas em formato de circuito, envolvendo diversas regiões e mais participantes.

O encerramento do circuito acontece nesta quinta-feira (30), na Associação de Moradores da Vila Gaúcha. O evento terá apoio do Posto de Saúde local, com foco na saúde da pessoa idosa.

As ações promovidas ao longo de outubro reafirmam o compromisso da Rede de Assistência Social com o envelhecimento ativo e saudável. Ao integrar lazer, cultura, esporte e cuidados com a saúde, os equipamentos sociais fortalecem vínculos e promovem qualidade de vida para a terceira idade.

#ParaTodosVerem As imagens são dos eventos que ocorreram durante o mês de outubro.

Siga A Onça no


Compartilhe isso:

  • Compartilhar no WhatsApp(abre em nova janela) WhatsApp
  • Compartilhar no Facebook(abre em nova janela) Facebook
Tags: Campo Grandecidadesprefeitura

Leia também

Prefeitura entrega nova recepção da Casa da Mulher Brasileira

Prefeitura entrega nova recepção da Casa da Mulher Brasileira

by A Onça
2 de abril de 2026

A Prefeitura de Campo Grande entregou, nesta quarta-feira (1º), a primeira etapa da reforma da Casa da Mulher Brasileira. A fase inicial contempla a reestruturação da recepção, principal porta de entrada e acolhimento das mulheres atendidas, que foi realocada para...

Final do Estadual leva decisão ao Estádio Jacques da Luz, nas Moreninhas

Final do Estadual leva decisão ao Estádio Jacques da Luz, nas Moreninhas

by A Onça
2 de abril de 2026

Campo Grande será palco da grande decisão do Campeonato Sul-mato-grossense de Futebol nesta quinta-feira (2), às 19h30. O Estádio Toca do Leão, localizado no Parque Jacques da Luz, na região das Moreninhas, recebe o confronto final entre Operário Futebol Clube...

Com feriado prolongado, praças e parques viram refúgio para famílias

Com feriado prolongado, praças e parques viram refúgio para famílias

by A Onça
2 de abril de 2026

Durante o feriado prolongado da Semana Santa e Páscoa, as praças e parques de Campo Grande se consolidam como uma das principais opções de lazer para quem permanece na cidade. Abertos normalmente, os espaços públicos oferecem estrutura, segurança e contato...

Load More
  • Home
  • Política de Cookies
  • Posts

© 2023 A Onça

Welcome Back!

Login to your account below

Forgotten Password? Sign Up

Create New Account!

Fill the forms below to register

All fields are required. Log In

Retrieve your password

Please enter your username or email address to reset your password.

Log In

Add New Playlist

No Result
View All Result
  • Home
  • Postagens
  • Artigos da Onça
  • Brasil
  • Polícia
  • Governo
  • Campo Grande
  • Política
  • Saúde
  • Clima
  • Emprego
  • Cultura e Lazer
  • Emprego

© 2023 A Onça

Utilizamos cookies essenciais e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições Ver política de privacidade