Campo Grande recebe o maior encontro nacional sobre contratações públicas: o Seminário Nacional de Compras Públicas (SENACOP). O presidente da Câmara Municipal, vereador Epaminondas Vicente Neto, o Papy, participou da abertura do evento, na noite desta quarta-feira (12), e destacou a importância da capacitação dos gestores públicos para enfrentar os desafios do setor.
“O Senacop ocupa um espaço extremamente importante, porque reúne servidores de todo o Estado, que enfrentam dificuldades para manter um quadro técnico eficiente. Os prefeitos investem para trazer seus servidores e capacitá-los com os melhores especialistas do Brasil, em um evento com palestrantes de altíssimo nível”, afirmou Papy.
Em sua 7ª edição, o Senacop discute tendências, desafios e inovações voltadas ao fortalecimento da gestão pública em todo o país. O ministro do Tribunal de Contas da União (TCU), Antonio Anastasia, abriu a programação com a palestra “Estado Inovador e Segurança Jurídica: o equilíbrio essencial na gestão de compras públicas”.
“No mundo, o tempo investido em uma obra é de dois terços em planejamento e um terço na execução. Aqui, é o contrário. O resultado? No Brasil, há 11 mil obras paradas por falta de planejamento. Outro avanço importante é a parceria do setor público com o privado, que tradicionalmente traz inovações — um exemplo são as contratações integradas”, pontuou o ministro.
A programação segue com palestras, painéis, workshops e talk shows que abordam temas como assessoramento jurídico, regulamentação, contratações e equilíbrio econômico-financeiro.
O encerramento, no dia 14 de novembro, contará com a presença do presidente do TCU, ministro Vital do Rêgo, que vai apresentar a palestra “Passado, presente e futuro: as transformações do controle externo das contratações públicas”. Ele fará um panorama sobre a atuação histórica dos órgãos de fiscalização, os desafios e inovações trazidos pela Nova Lei de Licitações e Contratos, além do impacto da tecnologia e da inteligência artificial no fortalecimento da gestão pública.
“Hoje o setor de compras públicas talvez seja o mais desafiador dentro da administração. Nenhuma política pública chega à população sem recursos. Por isso, é essencial que os agentes públicos — concursados ou comissionados — estejam preparados. Cada capacitação melhora a execução das políticas públicas. É muito triste quando uma licitação dá deserta, é impugnada ou fracassa por falta de preparo técnico. A boa formação é o caminho para garantir eficiência e resultados”, concluiu o presidente da Casa de Leis.
Assessoria de Comunicação do Vereador






