O carioca que resolveu ficar no Rio neste feriado prolongado do Dia da Consciência Negra, comemorado nesta quinta-feira (20), poderá visitar o Jardim Botânico da cidade que preparou uma programação especial no seu museu. A partir de hoje até o próximo domingo (23), ocorrerão eventos relacionados à Semana da Consciência Negra.
“O eixo central das atividades é o resgate de práticas afro-diaspóricas, originárias das populações africanas que migraram para outros cantos do planeta, por meio da arte e da ciência. Com oficinas, contações de histórias, teatro, jongo e visitas educativas”.
Notícias relacionadas:Dia da Consciência Negra deve refletir sobre operações policiais.Professores da USP lançam filme no dia da Consciência Negra.Palmares fala em avanços, mas alerta para racismo sistêmico no país.A programação, hoje, aborda o tema Saberes Ancestrais: entre ervas e sais, uma oficina em que os visitantes produzem sachês de escalda-pés inspirados em antigas práticas de cuidado e relaxamento.
Nesta sexta (21), a atividade é Plantando Histórias: Baobá, com a apresentação de um teatro de sombras sobre a árvore sagrada, seguida de uma “aula de jongo ao ar livre com a Companhia de Aruanda, celebrando o ritmo e a dança de origem afro-brasileira”.
No sábado (22), o Museu do Jardim Botânico fará uma oficina sobre Saberes Ancestrais: Adinkras, que trata do sistema de símbolos dos povos Akan como forma de comunicação e registro. Os Akan um dos principais grupos étnicos originários da África Ocidental, especificamente da região que hoje compreende Gana, Costa do Marfim e partes de Togo e Benin.
Eles foram trazidos para o Brasil como escravos e tiveram impacto significativo na formação da cultura brasileira, especialmente na música, dança, religião e culinária.
No mesmo dia, o público também poderá assistir ao espetáculo Contos de Orí, uma apresentação teatral que mistura elementos naturais — como terra, argila e água — a narrativas iorubanas, com interpretação em Libras.
Para o domingo (23), a programação prevê uma a visita educativa chamada Da Floresta ao Laboratório, em que apresenta às crianças e famílias o caminho da pesquisa científica no Jardim Botânico, aproximando biodiversidade e conhecimento tradicional.