É um alívio”, relatam futuras mães ao garantir proteção bronquiolite aos bebês
O primeiro dia de vacinação contra o vírus sincicial respiratório (VSR) em Campo Grande — principal causador da bronquiolite em crianças menores de um ano — foi marcado por emoção, expectativa e, principalmente, alívio. As primeiras gestantes que chegaram às unidades de saúde falaram sobre a importância desse novo imunizante e o quanto ele representa segurança para seus filhos.
Uma das primeiras a receber a dose foi a dentista Bianca Kaspary, grávida de 34 semanas da primeira filha, a pequena Isabel. A decisão de não perder tempo veio carregada de lembranças delicadas: quando tinha três meses, sua afilhada precisou ficar internada por uma semana por conta de uma bronquiolite.

“Lembro-me daqueles dias que foram de muita angústia para toda a família, e quando soube que a vacina estaria disponível hoje, não pensei duas vezes e corri para a unidade de saúde. É reconfortante pensar que minha bebê estará protegida”, conta Bianca, ao suspirar aliviada.
Quem também chegou cedo foi Jéssica Echeverria, grávida de 32 semanas. O pequeno Cláudio, tão desejado e planejado pela família, agora tem mais uma camada de proteção garantida. “Eu tô super feliz, quando era criança tive muitos problemas respiratórios, e a gente sabe que um vírus que, pra gente, pode ser inofensivo, para um bebêzinho que não tem imunidade nenhuma pode ser fatal, então estou muito feliz mesmo”, relata, emocionada.

Novos pontos de vacinação a partir de amanhã
Como parte da estratégia da Secretaria Municipal de Saúde, em que se visa a oferta célere do imunizante, a partir de amanhã (04), mais seis unidades terão as doses disponíveis. As gestantes a partir da 28ª semana poderão buscar a imunização nas seguintes unidades:
USF Santa Emília
USF Albino Coimbra
USF Tiradentes
USF São Francisco
USF Parque do Sol
USF Alves Pereira
USF Noroeste
SF Oliveira II
USF Universitário
USF Dona Neta
USF Paradiso
USF 26 de Agosto
USF Aero Itália
A vacinação começa às 7h30 e segue conforme o horário de funcionamento de cada unidade.





