Estado já emitiu quase 600 mil CINs e oferece mais de 2,5 mil vagas diárias
Mato Grosso do Sul avançou na ampliação do acesso à Carteira de Identidade Nacional (CIN), documento que substitui o antigo RG e utiliza o CPF como número único. Desde janeiro de 2024, já foram emitidas 592.950 identidades em todo o Estado, o que representa cerca de 20% da população sul-mato-grossense.
Somente em 2025, o volume de emissões chegou a 326.572 documentos, número superior ao registrado no mesmo período do ano passado. A expectativa é encerrar o ano com crescimento entre 12% e 15%, impulsionado pela abertura de novos postos, sistema online e mutirões de atendimento.
Atualmente, o Estado conta com 93 postos de identificação em funcionamento, incluindo novas unidades em Campo Grande, Corumbá e Santa Rita do Rio Pardo, além da ampliação do atendimento no interior. Com isso, são disponibilizadas mais de 2.500 vagas diárias para emissão da CIN, cerca de 300 a mais do que em 2024.
A modernização do serviço também reduziu o tempo de atendimento, que passou a variar entre 15 e 20 minutos. Não é mais necessário levar foto 3×4 nem cópias de documentos, já que todo o processo é feito de forma digital no momento do atendimento.
Para alcançar quem tem dificuldade de acesso, o Estado promove ações itinerantes e mutirões em comunidades indígenas, rurais, ribeirinhas, quilombolas e em unidades prisionais, somando mais de 10 mil documentos emitidos apenas neste ano.
A nova identidade é mais segura, conta com QR Code, padrão internacional de verificação e versão digital disponível no aplicativo gov.br, válida em todo o território nacional.
Para emitir a CIN, o cidadão deve fazer agendamento prévio pelo site servicos.sejusp.ms.gov.br, escolhendo local, data e horário de atendimento.





