21:03 sexta-feira, 19 dezembro 2025
A Onça
No Result
View All Result
A Onça
No Result
View All Result
A Onça
No Result
View All Result

Slide Slide

Desfile das escolas de samba se torna Patrimônio Cultural do RJ

Desfile das escolas de samba se torna Patrimônio Cultural do RJ

A Onça by A Onça
17:13 sexta-feira, 19 dezembro 2025
in Brasil
A A

Os desfiles das escolas de samba do Rio de Janeiro são, a partir desta sexta-feira (19), Patrimônio Cultural do Estado, por decreto firmado pelo governador, Cláudio Castro, e publicado no Diário Oficial.

A medida reconhece espetáculo como símbolo da identidade cultural fluminense e reforça o Carnaval como política de valorização cultural e desenvolvimento econômico, além de levar o nome do Rio de Janeiro para o mundo.

Notícias relacionadas:Iphan aprova tombamento da antiga sede do Dops no Rio de Janeiro.Incêndio atinge barracão de escola de samba na zona portuária do Rio.Carnaval de Salvador é reconhecido como manifestação cultural do país.No dia 29 de agosto deste ano, o Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) recebeu pedido formal de registro dos desfiles das escolas de samba da Marquês de Sapucaí como Patrimônio Cultural do Brasil.

O documento foi entregue pela diretora cultural da Liga Independente das Escolas de Samba do Rio de Janeiro (Liesa), Evelyn Bastos, ao presidente do Iphan, Leandro Grass, e ao diretor do Departamento de Patrimônio Imaterial do instituto (DPI), Deyvesson Gusmão.

Patrimônio

Você podequerer ler

Foguete tem problema técnico e lançamento em Alcântara é adiado

Foguete tem problema técnico e lançamento em Alcântara é adiado

19 de dezembro de 2025
Moraes autoriza Bolsonaro a fazer cirurgia, mas nega prisão domiciliar

Moraes autoriza Bolsonaro a fazer cirurgia, mas nega prisão domiciliar

19 de dezembro de 2025
Lula inaugura ponte em Foz do Iguaçu e critica quem constrói “muros”

Lula inaugura ponte em Foz do Iguaçu e critica quem constrói “muros”

19 de dezembro de 2025
Ministro assina contrato para compra de vacina da dengue do Butantan

Ministro assina contrato para compra de vacina da dengue do Butantan

19 de dezembro de 2025

O Iphan confirmou, em nota, ter recebido o pedido formal de registro dos desfiles das escolas de samba da Marquês de Sapucaí como Patrimônio Cultural do Brasil.

“Apesar de a política de preservação do patrimônio cultural operada em nível federal ser uma referência para construção de políticas patrimoniais para diversos estados, municípios ou Distrito Federal, essas esferas de governança têm instrumentos e processos próprios para o reconhecimento patrimonial em suas localidades, o que não se confunde com o reconhecimento nacional, que atribui o título de Patrimônio Cultural do Brasil. Nesse sentido, o processo no Iphan segue rito próprio, independente das iniciativas de reconhecimento dos estados e municípios”.

Na esfera federal, o pedido de registro é o primeiro estágio de um processo que envolve diversas etapas, incluindo análises técnicas e pesquisa etnográfica, informou o Iphan.

Primeiramente, é feita uma análise técnica da documentação.
Em seguida, a Câmara Setorial avalia a pertinência da solicitação do registro.
Após a instrução técnica, o processo de registro é enviado para apreciação do Conselho Consultivo do Patrimônio Cultural, que avalia o pedido e decide sobre o reconhecimento.

De acordo com o Iphan, o pedido de registro dos desfiles das escolas de samba do Rio de Janeiro “vai ao encontro da importância cultural e histórica do carnaval carioca para o Brasil, fato também já reconhecido pelo Iphan em outras oportunidades.

O Sambódromo do Rio de Janeiro, Avenida Marques de Sapucaí, projetado pelo arquiteto Oscar Niemeyer, já é tombado em nível federal desde 2021.

Além disso, as Matrizes do Samba no Rio de Janeiro: partido alto, samba de terreiro e samba enredo são reconhecidas como Patrimônio Cultural do Brasil desde 2007,acrescentou o Instituto.

Procurada pela Agência Brasil, a Liesa ainda não se manifestou sobre o tema.

 

Portela encerra o terceiro dia de carnaval do grupo Especial na Marquês de Sapucaí, na região central do Rio de Janeiro. Foto: Tomaz Silva/Agência Brasil

Sambistas respeitados

Intérprete que coleciona títulos no carnaval, Paulinho Mocidade considerou que a medida do governo fluminense que transformou os desfiles das escolas de samba em Patrimônio Cultural do estado foi acertada.

“Porque o carnaval do Rio vai daqui para todo o Brasil, e, do Brasil, para todo o mundo. Isso faz com que o sambista adquira, acima de tudo, respeito”.

Paulinho lembrou que, no passado, nas décadas de 1920 a 1950, o sambista era marginalizado. “O preconceito era gigantesco. O cara entrava em cana. A situação era delicadíssima. Hoje, o sambista é referência. Então, eu aplaudo essa medida, que foi muito acertada”, disse em entrevista à Rádio Nacional.

Bens protegidos

O decreto do governo do estado do Rio de Janeiro garante que os desfiles passem a integrar oficialmente o conjunto de bens culturais protegidos pelo estado, assegurando respaldo institucional às escolas de samba, aos profissionais do setor e a toda a cadeia produtiva envolvida na realização do espetáculo.

Além disso, o reconhecimento como Patrimônio Cultural permite viabilizar ações de fomento, preservação da memória e apoio continuado às escolas de samba, informou o governo do Rio de Janeiro, por meio de sua assessoria de imprensa.

A medida amplia a base legal para investimentos públicos, parcerias institucionais e políticas de valorização profissional. Contribui ainda para a preservação dos saberes tradicionais do samba e consolida o Carnaval como ativo estratégico do estado, do ponto de vista cultural e econômico.

 

Paraíso do Tuiuti desfila no terceiro dia de carnaval do grupo Especial na Marquês de Sapucaí, na região central do Rio de Janeiro. Foto: Tomaz Silva/Agência Brasil

Investimento

O Carnaval do ano de 2025 recebeu investimento de R$ 90 milhões do governo fluminense, resultando em um impacto positivo de R$ 6,5 bilhões na economia do estado durante o período das festas.

Foram gerados cerca de 70 mil empregos no carnaval, de acordo com dados do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged) do Ministério do Trabalho e Emprego, e criados mais de 2,1 mil novos empreendimentos com ligação direta ou indireta às festas de Momo.

As vagas temporárias para o Carnaval cresceram 8,6% no estado em 2025, segundo informação da Divisão de Economia e Inovação da Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNI).

Siga A Onça no


Compartilhe isso:

  • Clique para compartilhar no WhatsApp(abre em nova janela) WhatsApp
  • Clique para compartilhar no Facebook(abre em nova janela) Facebook
Tags: Agencia BrasilBrasilNotícias

Leia também

Foguete tem problema técnico e lançamento em Alcântara é adiado

Foguete tem problema técnico e lançamento em Alcântara é adiado

by A Onça
19 de dezembro de 2025

O lançamento do foguete Hanbit-Nano, a partir do Centro de Lançamento de Alcântara (CLA), no Maranhão, foi adiado mais uma vez após a detecção de um problema em uma válvula do equipamento. De acordo com a empresa sul-coreana Innospace, que...

Moraes autoriza Bolsonaro a fazer cirurgia, mas nega prisão domiciliar

Moraes autoriza Bolsonaro a fazer cirurgia, mas nega prisão domiciliar

by A Onça
19 de dezembro de 2025

O ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), autorizou nesta sexta-feira (12) o ex-presidente Jair Bolsonaro a deixar a prisão para realizar uma cirurgia no Hospital DF Star, em Brasília. A saída não será imediata. A defesa do...

Lula inaugura ponte em Foz do Iguaçu e critica quem constrói “muros”

Lula inaugura ponte em Foz do Iguaçu e critica quem constrói “muros”

by A Onça
19 de dezembro de 2025

Na inauguração da ponte Internacional da Integração Brasil-Paraguai, em Foz do Iguaçu, no Paraná, na fronteira com o país vizinho, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva lamentou que há países que, ao invés de pontes, constroem muros. “Tem gente...

Load More
  • Home
  • Política de Cookies
  • Posts

© 2023 A Onça

Welcome Back!

Login to your account below

Forgotten Password? Sign Up

Create New Account!

Fill the forms below to register

All fields are required. Log In

Retrieve your password

Please enter your username or email address to reset your password.

Log In

Add New Playlist

No Result
View All Result
  • Home
  • Postagens
  • Artigos da Onça
  • Brasil
  • Polícia
  • Governo
  • Campo Grande
  • Política
  • Saúde
  • Clima
  • Emprego
  • Cultura e Lazer
  • Emprego

© 2023 A Onça

Utilizamos cookies essenciais e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições Ver política de privacidade