Documento obrigatório facilita deslocamento de crianças e adolescentes durante as férias escolares
Com as férias escolares, aumenta a procura pela Autorização Eletrônica de Viagem (AEV), exigida para menores de 16 anos que viajam desacompanhados, com apenas um dos pais ou com responsáveis. Em Mato Grosso do Sul, a versão digital do documento registrou crescimento de 750% desde 2021, segundo levantamento dos Cartórios de Notas do Brasil.
A AEV pode ser solicitada totalmente online, por meio de videoconferência com um tabelião, na plataforma nacional e-Notariado (www.e-notariado.org.br). Após a emissão, o documento fica disponível em formato digital com QR Code, podendo ser apresentado diretamente no celular em guichês de companhias aéreas ou postos de fiscalização. O modelo físico continua disponível nos cartórios, com reconhecimento de firma.
O serviço digital oferece praticidade e segurança para as famílias. O presidente do Colégio Notarial do Brasil – Seção MS (CNB/MS), Elder Dutra, ressalta que a AEV facilita o processo de viagem e garante a proteção necessária para crianças e adolescentes.
Para emitir a autorização, os responsáveis devem acessar a área “Cidadão” da plataforma, preencher a solicitação e escolher atendimento presencial ou remoto, sendo necessário certificado digital ICP-Brasil ou Certificado Notarizado fornecido gratuitamente pela plataforma.





