O presidente Luiz Inácio Lula da Silva telefonou nesta quarta-feira (14) para o ator Wagner Moura e o diretor de cinema Kléber Mendonça Filho, vencedores do Globo de Ouro pelo filme Agente Secreto. Na chamada, em que estava acompanhado da primeira-dama Janja da Silva, o presidente disse que fazia um gesto de reconhecimento pela grandeza do cinema brasileiro e classificou a premiação como “um espetáculo extraordinário”. Um vídeo da ligação foi postado nas redes sociais de Lula.
Na conversa, Lula disse que irá anunciar nos próximos dias a obrigatoriedade das “redes públicas” exibirem filmes nacionais para que o povo “conheça o cinema brasileiro”.
Notícias relacionadas:A cada R$ 1 investido via Lei Rouanet, R$ 7,59 retornaram, diz estudo.Vitória de O Agente Secreto tem forte repercussão nas redes sociais.Carnaval oficial de rua do Rio começa no próximo fim de semana.”A capacidade que nós temos de se ver na tela, pode ser uma série, um filme, no cinema, é de extrema importância”, reagiu Kléber Mendonça.
Ao lembrar do discurso feito após receber o prêmio de melhor ator, além das entrevistas concedidas recentemente, Wagner Moura destacou a importância de governos comprometidos com a democracia para a promoção da cultura.
“Nós temos dito como como a cultura e a democracia andam juntas. O Brasil é esse país que tem vocação para a cultura”, pontuou o ator.
“Eu dediquei o prêmio aos jovens cineastas do Brasil, que é acho que é um grande momento para fazer filmes, temos instrumentos de apoio”, destacou Kléber Mendonça Filho.
Lula prosseguiu a ligação ressaltando que o governo dará continuidade às políticas de financiamento ao setor cultural.
“A cultura é efetivamente uma das coisas mais sagradas na construção da personalidade de um país”, enfatizou.
Por fim, Lula e Janja desejaram que o filme Agente Secreto possa conquistar o Oscar, o maior prêmio do cinema mundial. O anúncio dos indicados ocorrerá na semana que vem.