Estrutura vai reunir dados e estatísticas para fortalecer políticas de segurança e ampliar transparência
O Governo de Mato Grosso do Sul instituiu oficialmente o Observatório de Segurança Pública, conforme decreto publicado nesta terça-feira (10) no Diário Oficial do Estado. A iniciativa, ligada à Secretaria de Justiça e Segurança Pública (Sejusp), tem como objetivo centralizar informações e análises sobre criminalidade, violência e atuação das forças de segurança.
Entre as funções do Observatório estão:
Produzir análises estatísticas e qualitativas sobre criminalidade, atos infracionais e ocorrências com profissionais de segurança pública;
Elaborar relatórios, diagnósticos preditivos e avaliações de políticas de segurança;
Disponibilizar informações para a imprensa, instituições acadêmicas e sociedade em geral;
Promover o intercâmbio de dados com órgãos federais, estaduais e municipais, respeitando leis de acesso à informação e proteção de dados.
O Observatório funcionará como Coordenadoria do Observatório de Segurança Pública (COSP), subordinada à Secretaria-Executiva de Segurança Pública. A nova estrutura também contará com um Comitê Gestor, formado por representantes da Polícia Militar, Polícia Civil, Corpo de Bombeiros, Perícias e Inteligência de Segurança Pública, responsável por definir planejamento estratégico e diretrizes de atuação.
Segundo o secretário-executivo de Segurança Pública, Wagner Ferreira da Silva, o Observatório amplia a capacidade do Estado de analisar dados e orientar decisões com base em informações confiáveis, fortalecendo a integração entre as forças de segurança e promovendo mais transparência para a sociedade.
O Observatório de Segurança Pública é uma ferramenta voltada a qualificar políticas de segurança, monitorar indicadores e fornecer dados confiáveis para órgãos públicos, pesquisadores e a população.





