13:58 segunda-feira, 29 junho 2026
A Onça
No Result
View All Result
A Onça
No Result
View All Result
A Onça
No Result
View All Result

Slide Slide

Carnaval traz vários caminhos para fortalecer vínculos, diz teóloga

Carnaval traz vários caminhos para fortalecer vínculos, diz teóloga

A Onça by A Onça
8:20 domingo, 15 fevereiro 2026
in Brasil
A A

“Não existe só um carnaval. O nome deveria ser carnavais”. Assim define a professora da Escola Politécnica da Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUC-PR) Ana Beatriz Dias, especialista em comportamento humano.

Em entrevista à Agência Brasil para contar curiosidades sobre o feriado prolongado, a psicóloga e teóloga defende que são muitas as formas de fazer carnaval e de sentir os significados que a festa pode ter. 

Notícias relacionadas:Carnaval: coletivos no DF encontram na folia caminho para autocuidado.Veja dicas para curtir o carnaval com segurança e alegria.Bloco mais antigo do Rio, Cordão da Bola Preta terá centro cultural.“Essa é a beleza da cultura brasileira. Poder ir para o Sambódromo, quem gosta, ou para um show de rock. No Nordeste, tem os bonecos de Olinda; no Pará, outro tipo de carnaval; no Rio Grande do Sul, tem a carreada, que é o momento final da engorda do gado para dar início ao período de exportações, antes que comece o inverno”.

O que siginifica desfilar?

Ana Beatriz reforça que o rito de desfilar vêm desde a antiguidade. O fato de a pessoa desfilar pela cidade com estandartes e faixas representava sempre algo vitorioso, uma alegria para o povo, a morte de um inimigo, a conquista de um território.

Você podequerer ler

Reserva Ecológica do IBGE no DF passa a ter gestão apoiada pelo ICMBio

Reserva Ecológica do IBGE no DF passa a ter gestão apoiada pelo ICMBio

29 de junho de 2026
Torcedor da seleção há 20 Copas, Seu Simão, 91 anos, aposta no hexa

Torcedor da seleção há 20 Copas, Seu Simão, 91 anos, aposta no hexa

29 de junho de 2026
João Fonseca estreia em Wimbledon com 3 a 0 sobre Bautista Agut

João Fonseca estreia em Wimbledon com 3 a 0 sobre Bautista Agut

29 de junho de 2026
Começa em SP audiência de tenente-coronel acusado de feminicídio de PM

Começa em SP audiência de tenente-coronel acusado de feminicídio de PM

29 de junho de 2026

“Quando, principalmente no catolicismo, as pessoas saem para fazer procissão, em geral, levam imagens, crucifixos, velas. Em muitas cidades antigas, essa tradição persiste, inclusive com música”.

Os blocos, maracatus, cordões e vários grupos carnavalescos construíram suas coreografias, apresentações e formas de desfiles a partir do modelo das procissões, diz ela.

“É o mesmo estilo: os instrumentistas, as pessoas com os andores ou alegorias e cada agremiação vai defender o estandarte da paróquia tal ou do bairro tal, do time tal, da confraria, do santo”.

Gradativamente, ocorre uma miscigenação, em que sai o sagrado e o religioso, e o corpo que dança passa a ocupar esse lugar simbólico, e ganha essa forma de expressão para a liberdade.

Carnaval e espiritualidade

Para cada pessoa, o carnaval pode representar, hoje, uma forma de enxergar o ano que começa ou de entender a sua espiritualidade, comenta Ana Beatriz. Além de ser um Estado laico, o Brasil tem pessoas que pertencem a inúmeras denominações religiosas. 

Para os jovens, em especial, o carnaval representa poder extravasar e curtir a liberdade sexual, acrescenta a pesquisadora. Já para os católicos, sobressai a questão da espiritualidade, porque o carnaval vai ser o momento em que, pela última vez, vai se comer carne.

“Para esses, é um período de purificação, de jejum, de fazer boas práticas, de conversão, de olhar para a realidade dos outros. O carnaval seria um período de extravasar e extrapolar tudo que for, para que, no dia seguinte, se inicie a questão de vivenciar o sofrimento de Jesus ao longo da chegada dele até o Calvário. Esse é o sentido da Quaresma”.

Celebração à vida

Ana Beatriz destaca que o carnaval ganha força com a possibilidade de se reunir em grupo para seguir alguma determinada tradição ou renunciar a uma determinada coisa, como a carne. 

“Essa intensificação emocional visa fortalecer o vínculo social, que pode renovar o pertencimento ao grupo, ao bairro, e pode reduzir o sentimento de isolamento”, apontou.

A linguagem do carnaval e da cultura propriamente dita, analisou ela, é uma forma de demonstrar como a pessoa se relaciona com o próprio corpo, seja fugindo de normas rígidas, seja evitando o excesso e se cuidando mais.

“Ela demonstra o quanto a sociedade vai tendo esses rituais de descarga de alegria e reorganização simbólica em que, por determinado tempo, ela pode fugir um pouco da realidade para pegar as questões sociais, organizá-las, canalizar as tensões e viver o seu ano”.

“É um jogo identitário, uma expressão cultural. E a cultura vai falar muito da saúde dessa sociedade, seja a saúde do corpo, a saúde mental, tudo que envolve o desejo humano, as fantasias. A cultura popular, seja qual for a festa, vai ter muitas formas de leitura”.

Siga A Onça no


Compartilhe isso:

  • Compartilhar no WhatsApp(abre em nova janela) WhatsApp
  • Compartilhar no Facebook(abre em nova janela) Facebook
Tags: Agencia BrasilBrasilNotícias

Leia também

Reserva Ecológica do IBGE no DF passa a ter gestão apoiada pelo ICMBio

Reserva Ecológica do IBGE no DF passa a ter gestão apoiada pelo ICMBio

by A Onça
29 de junho de 2026

A Reserva Ecológica do IBGE, também conhecida como Roncador, no Distrito Federal (DF), passa a fazer parte do Sistema Nacional de Unidades de Conservação, o conjunto de áreas naturais protegidas no Brasil gerido pelo Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio)....

Torcedor da seleção há 20 Copas, Seu Simão, 91 anos, aposta no hexa

Torcedor da seleção há 20 Copas, Seu Simão, 91 anos, aposta no hexa

by A Onça
29 de junho de 2026

Quando a Seleção Brasileira entrar em campo nesta segunda-feira (29) contra o Japão, abrindo o mata-mata da Copa do Mundo, um torcedor especial estará sintonizado na TV. Aos 91 anos, o piauiense Simão Ribeiro da Silva — pioneiro da construção...

João Fonseca estreia em Wimbledon com 3 a 0 sobre Bautista Agut

João Fonseca estreia em Wimbledon com 3 a 0 sobre Bautista Agut

by A Onça
29 de junho de 2026

Na estreia no torneio de Wimbledon, na Inglaterra, o brasileiro João Fonseca mostrou consistência e derrotou o espanhol Roberto Bautista Agut por 3 sets a 0, parciais de 7-6 (7-4), 6-4 e 6-3, nesta segunda-feira (29). Agora, o tenista carioca...

Load More
  • Home
  • Política de Cookies
  • Posts

© 2023 A Onça

Welcome Back!

Login to your account below

Forgotten Password? Sign Up

Create New Account!

Fill the forms below to register

All fields are required. Log In

Retrieve your password

Please enter your username or email address to reset your password.

Log In

Add New Playlist

No Result
View All Result
  • Home
  • Postagens
  • Artigos da Onça
  • Brasil
  • Polícia
  • Governo
  • Campo Grande
  • Política
  • Saúde
  • Clima
  • Emprego
  • Cultura e Lazer
  • Emprego

© 2023 A Onça

Utilizamos cookies essenciais e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições Ver política de privacidade