1:44 terça-feira, 23 junho 2026
A Onça
No Result
View All Result
A Onça
No Result
View All Result
A Onça
No Result
View All Result
Dia Mundial da Água: entidades alertam para perda das águas do Cerrado

Dia Mundial da Água: entidades alertam para perda das águas do Cerrado

A Onça by A Onça
15:31 domingo, 22 março 2026
in Brasil
A A

No Dia Mundial da Água, celebrado neste domingo (22), entidades socioambientais alertam para a redução da disponibilidade hídrica no Cerrado, bioma fundamental para o abastecimento de grandes bacias do país.

Em Brasília, a campanha Cerrado Coração das Águas promove uma mobilização no Eixão do Lazer para debater a importância do bioma para a segurança hídrica do Distrito Federal e do Brasil.

Notícias relacionadas:Cúpula de líderes orienta debates para COP15 em Campo Grande.Brasil sedia encontro mundial sobre proteção de espécies migratórias.Fevereiro teve registro de seca mais branda em quatro regiões do país.Dados apresentados pelos organizadores do evento incluem pesquisa da Universidade de Brasília (UnB) que indica que 88% das bacias hidrográficas analisadas – todas localizadas no Cerrado – registraram redução de vazão entre 1985 e 2022.

Essa redução, segundo o levantamento, está associada principalmente ao desmatamento e às mudanças no uso da terra.

A pesquisa estima perda de até 35% das reservas de água do bioma até 2050. Dados do MapBiomas indicam que mais da metade da vegetação nativa do Cerrado já foi desmatada.

Você podequerer ler

Depois de chuva e pausa, França de Mbappé não dá chances ao Iraque

Depois de chuva e pausa, França de Mbappé não dá chances ao Iraque

22 de junho de 2026
Confira os resultados dos jogos de segunda-feira (22) na Copa

Confira os resultados dos jogos de segunda-feira (22) na Copa

22 de junho de 2026
Parecer do MPE é contra suspender divulgação de pesquisa eleitoral

Parecer do MPE é contra suspender divulgação de pesquisa eleitoral

22 de junho de 2026
Denúncias de violência digital contra mulheres crescem 188% em um ano

Denúncias de violência digital contra mulheres crescem 188% em um ano

22 de junho de 2026

As entidades destacam também os impactos da expansão agropecuária sobre os recursos hídricos. Segundo dados da Agência Nacional de Águas (ANA), quase 60% da água consumida no país é destinada à irrigação e à pecuária.

Além da escassez, o uso crescente de agrotóxicos tem contribuído para a contaminação de mananciais e afetado comunidades tradicionais do Cerrado.

Coordenadora do Programa Cerrado no Instituto Sociedade, População e Natureza (ISPN), Isabel Figueiredo elogiou a participação de diferentes gerações no evento.

“Comunicar a importância do Cerrado para a segurança hídrica é um desafio intergeracional, uma linda ação”, disse.

Para a professora do Departamento de Ecologia da UnB Mercedes Bustamante, as participações dos especialistas durante as rodas de conversa reafirmam a relevância do bioma para o país. “Ficou muito claro que o futuro sustentável do Brasil passa pelo Cerrado.”
 

Brasília (DF), 22/03/2026 – Roda de conversa sobre águas do Cerrado. Foto: Ariel Rocha/Acervo ISPN – Ariel Rocha/Acervo ISPN

Serrinha do Paranoá

A campanha chama atenção também para a situação da Serrinha do Paranoá, área localizada em Brasília, com 119 nascentes. As entidades alertam para riscos à segurança hídrica do Lago Paranoá diante da possibilidade de novos empreendimentos.

A Serrinha do Paranoá está entre as áreas que o governador do Distrito Federal, Ibaneis Rocha, tenta colocar como garantia para reforço de capital do Banco de Brasília (BRB), após prejuízos decorrentes de operações em favor do Banco Master.

A Polícia Federal investiga suspeitas de fraudes na compra de mais de R$ 12 bilhões em créditos da instituição ligada ao empresário Daniel Vorcaro, que encontra-se preso atualmente.

Alerta

Os organizadores da campanha aproveitam o evento de hoje para alertar sobre o projeto aprovado pela Câmara Legislativa do Distrito Federal (CLDF), que prevê a transferência de 716 hectares da área, com valor estimado de R$ 2,3 bilhões.

De acordo com as associações ambientais ligadas à campanha, “a possibilidade de futuros empreendimentos no local pode comprometer a segurança hídrica da região”.

Participam da campanha Cerrado Coração das Águas: Instituto Sociedade, População e Natureza (ISPN), Instituto Cerrados, Rede Cerrado, WWF-Brasil, Funatura, Instituto de Pesquisa Ambiental da Amazônia (IPAM) e Instituto Internacional de Educação do Brasil (IIEB).

Festival das Águas

As preocupações com os riscos ambientais do uso inadequado da Serrinha do Paranoá e o Dia Mundial da Água foram mote também de outro evento em Brasília: a 2ª edição do Festival das Águas, no Instituto Oca do Sol, localizado no Córrego do Urubu, Setor de Mansões do Lago Norte.

Moradores da região, ambientalistas e alguns políticos foram ao local para defender a preservação dessa área importante para a segurança hídrica da capital federal. Entre eles, a musicista Martinha do Coco, moradora há mais de 40 anos do Paranoá.

“Canto o coco nessa Serrinha, e dou a ela minha voz contra a especulação. Querem fracionar nossa Serrinha, mas ela tem de ser protegida”, disse a cantora.

A deputada federal Erika Kokay (PT-DF) também participou do evento. “Daqui sai grande parte da água potável que vai para o Lago Paranoá. Precisamos tocar o coração de todas as pessoas para defender a Serrinha. E vamos recorrer a todos os instrumentos e ao poder público; recorrer à sociedade e às instituições para proteger essa região”, disse.

*Colaborou Mara Régia, da Rádio Nacional da Amazônia 

 

Siga A Onça no


Compartilhe isso:

  • Compartilhar no WhatsApp(abre em nova janela) WhatsApp
  • Compartilhar no Facebook(abre em nova janela) Facebook
Tags: Agencia BrasilBrasilNotícias

Leia também

Depois de chuva e pausa, França de Mbappé não dá chances ao Iraque

Depois de chuva e pausa, França de Mbappé não dá chances ao Iraque

by A Onça
22 de junho de 2026

Demorou quase quatro horas, mas o jogo entre França e Iraque chegou ao fim na noite desta segunda-feira (22). Pela primeira vez na Copa do Mundo de 2026, a pausa por motivos climáticos - tão comum durante o Mundial de...

Confira os resultados dos jogos de segunda-feira (22) na Copa

Confira os resultados dos jogos de segunda-feira (22) na Copa

by A Onça
22 de junho de 2026

As seleções dos grupos I e J entraram em campo nesta segunda-feira (22) na Copa do Mundo de 2026. O maior destaque foi a atual campeã, Argentina, que venceu a Áustria com placar de 2 a 0. O atacante Lionel Messi se...

Parecer do MPE é contra suspender divulgação de pesquisa eleitoral

Parecer do MPE é contra suspender divulgação de pesquisa eleitoral

by A Onça
22 de junho de 2026

O Ministério Público Eleitoral (MPE) enviou nesta segunda-feira (22) ao Tribunal Superior Eleitoral (TSE) parecer contrário à decisão individual do ministro Nunes Marques, que suspendeu a divulgação de uma pesquisa de intenção do voto para presidente da República, promovida pela...

Load More
  • Home
  • Política de Cookies
  • Posts

© 2023 A Onça

Welcome Back!

Login to your account below

Forgotten Password? Sign Up

Create New Account!

Fill the forms below to register

All fields are required. Log In

Retrieve your password

Please enter your username or email address to reset your password.

Log In

Add New Playlist

No Result
View All Result
  • Home
  • Postagens
  • Artigos da Onça
  • Brasil
  • Polícia
  • Governo
  • Campo Grande
  • Política
  • Saúde
  • Clima
  • Emprego
  • Cultura e Lazer
  • Emprego

© 2023 A Onça

Utilizamos cookies essenciais e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições Ver política de privacidade