A sul-mato-grossense Simone Tebet (MDB) tem seu nome cotado para assumir o Ministério da Justiça. O nome de Tebet apareceu após a provável indicação de Flávio Dino para o Supremo Tribunal Federal (STF) abrir “disputa” pela sucessão na titularidade da pasta.
Atual ministra do Planejamento, Simone Tebet é advogada, ela se formou em direito pela Universidade Federal do Rio de Janeiro.
É especialista em ciência do direito pela Escola Superior da Magistratura e mestre em direito do Estado pela PUC de São Paulo.
Para alguns integrantes do Governo a nomeação de Tebet para o cargo ajudaria Lula (PT) a aplacar a contrariedade que deve surgir por não indicar uma mulher para o STF.
Ainda de acordo com análises políticas, a saída de Rosa Weber e a entrada de Dino em seu lugar deixa a Corte com apenas uma mulher entre seus integrantes, a ministra Cármen Lúcia.
Na outra via, há setores dentro do próprio PT que vê o Ministério da Justiça uma pasta fortíssima para que Tebet possa trilhar uma eventual candidatura à Presidência da República, causando assim descontentamento.
Há outros nomes sendo cotados para o lugar de Dino, que já foi chamado para uma conversa com o Presidente Lula .






