Junho Laranja reforça importância dos exames laboratoriais no rastreio da doença e da anemia
A incidência de leucemia entre os homens é 20% maior do que entre as mulheres no Mato Grosso do Sul, segundo dados da Unidade de Federação de Leucemias. A informação reforça a importância das ações de conscientização do Junho Laranja, campanha dedicada à prevenção, diagnóstico precoce e tratamento da anemia e da leucemia.
De acordo com o Instituto Nacional de Câncer (INCA), a estimativa no estado é de 6,29 casos de leucemia para cada 100 mil habitantes. Já os dados específicos mostram 5,25 casos a cada 100 mil mulheres, enquanto entre os homens a taxa chega a 7,36 por 100 mil.
A leucemia é um tipo de câncer do sangue que afeta os glóbulos brancos e tem origem na medula óssea. Segundo o hematologista e docente do Idomed, Dr. Emmanuel Lacerda, os sintomas iniciais podem ser confundidos com outras condições comuns, como cansaço e anemia, o que reforça a importância da atenção aos sinais.
“Os principais sinais de alerta são cansaço excessivo, infecções frequentes ou de difícil controle e sangramentos. Nem sempre eles aparecem juntos. Em muitos casos, um simples hemograma de rotina já pode indicar alterações importantes e levantar a suspeita da doença”, explica o médico.
A biomédica e docente da Faculdade Estácio, Aclessia Soares, destaca que o hemograma é uma das principais ferramentas no rastreio tanto da anemia quanto da leucemia. No caso da anemia, o exame pode apontar redução da hemoglobina e do hematócrito. Já na leucemia, as alterações costumam aparecer nos leucócitos, podendo incluir a presença de blastos, células jovens que exigem investigação mais detalhada.
Além da leucemia, a campanha também chama atenção para a anemia, que pode ter diferentes causas. O Dr. Emmanuel explica que a doença pode ser adquirida, relacionada à alimentação, sangramentos ou problemas de absorção de nutrientes, ou genética, como a anemia falciforme e as talassemias, geralmente identificadas ainda na infância.
Os especialistas reforçam que o exame de sangue deve fazer parte da rotina de cuidados com a saúde. Em pessoas saudáveis, o recomendado é um check-up anual. Já pacientes com doenças crônicas ou fatores de risco podem precisar de acompanhamento mais frequente, conforme orientação médica.
“O hemograma também é essencial para acompanhar a resposta ao tratamento. Quando ele é eficaz, os parâmetros tendem a voltar ao normal, permitindo avaliar a evolução do quadro”, destaca Aclessia Soares.
O diagnóstico precoce aumenta significativamente as chances de tratamento bem-sucedido, cura e maior sobrevida dos pacientes.




