10:45 sábado, 29 agosto 2026
A Onça
No Result
View All Result
A Onça
No Result
View All Result
A Onça
No Result
View All Result

Slide

Mestres da cultura popular evocam tradição e encanto a novos públicos

Mestres da cultura popular evocam tradição e encanto a novos públicos

A Onça by A Onça
10:33 sábado, 29 agosto 2026
in Brasil
A A

“Alumiar em vida”. A expressão funciona como uma tradução de sentimentos do que significa assumir a coroa de rainha do congado do Maçambique de Osório, manifestação cultural da comunidade quilombola do Morro Alto, no litoral norte do Rio Grande do Sul. 

“Alumiada” há uma década, a rainha e mestra Francisca Dias, de 65 anos de idade, e mais 19 músicos do quilombo, sobem ao palco do Conic, em Brasília, para o Encontro de Mestres da cultura popular, neste sábado (29), às 20h, com entrada gratuita. 

Notícias relacionadas:Mestres e mestras da cultura popular se reúnem em Brasília .Novos editais fortalecem Pontões e Pontos de Cultura no Rio.Projeto aproxima comunidades de equipamentos culturais em Salvador.Francisca Dias, conhecida na comunidade como a Rainha Ginga Preta, explica que o maçambique é uma congada gaúcha, de tradição de matriz africana bantu, mantida na região desde o século 19. 

“São as mesmas roupas e músicas desde sempre”, diz.  

A manutenção de tradição, arte, fé e memória encanta a comunidade e forma uma aliança de resistência de diferentes faixas etárias participantes. Os artistas vão de crianças a idosos. Tudo do grupo é produzido pela própria comunidade, incluindo os instrumentos. 

Você podequerer ler

Confira a agenda dos presidenciáveis neste fim de semana (29 e 30)

Confira a agenda dos presidenciáveis neste fim de semana (29 e 30)

29 de agosto de 2026
Minas Brasília e Itabirito disputam semifinal do Brasileirão Feminino

Minas Brasília e Itabirito disputam semifinal do Brasileirão Feminino

29 de agosto de 2026
Museu do Pontal superou enchentes e ensinou valor da arte popular

Museu do Pontal superou enchentes e ensinou valor da arte popular

29 de agosto de 2026
Quedas e queimaduras são maior causa de internação de crianças

Quedas e queimaduras são maior causa de internação de crianças

29 de agosto de 2026

Além dos tambores, a comunidade faz a maçacaia, que é um cestinho de taquara com sementes de caetés, que garante o ritmo para o congado do maçambique de Osório. 

“A congada tem música de salão, de rua e de igreja”, explica. 

O elemento da fé católica enaltece a imagem de Nossa Senhora do Rosário. “A bandeira é muito sagrada para a gente”, afirma. 

Além do elemento de fé, a rainha entende que a arte ensina contra preconceitos, incluindo o racismo. “A gente prepara também as nossas crianças para se defenderem com palavras”.

Para a rainha, apresentar a tradição de sua comunidade na capital do país a emociona. “Esse é um momento muito feliz, um sonho de levar a nossa cultura pelo Brasil. É muito triste para a gente, quando falamos da congada, existe quem estranhe a presença das pessoas negras no Rio Grande do Sul”. 

Visibilidade

Garantir visibilidade à multiplicidade de manifestações culturais, ir na contramão de preconceitos e formar novos públicos fazem parte dos objetivos do encontro de mestres em Brasília, que começou na quinta-feira (27). 

Segundo o curador e coordenador do evento, Anderson Formiga, há artistas de 11 estados e do Distrito Federal na programação que se encerra neste sábado.

“A gente tentou formar um mosaico de cultura popular, que é muito negro, mas que também tem um pé nas origens europeias e outras indígenas. Mas isso é parte da nossa musicalidade”, disse. 

Além das apresentações no palco, o evento contempla também oficinas.  

O curador entende que é preciso chamar atenção dos mais jovens para conhecerem as mais variadas manifestações da rica cultura brasileira. “O jovem precisa ser encantado”, acredita. 

Ao mesmo tempo, ele acrescenta que os artistas mais velhos têm conseguido fazer herdeiros dispostos a honrar as tradições dos ancestrais. 

Longe das telas

Respeitar as tradições é a regra que tem sido seguida à risca pela comunidade gaúcha do maçambique.

“Quando eles estão na congada, ninguém nem pensa em pegar o celular”, diz a rainha Preta.

Segundo a rainha, seu maior desejo é honrar os ancestrais. A mãe, Severina Dias, última rainha, morreu em 7 de outubro de 2016, justamente no dia de Rosário, a padroeira. Severina pediu à filha Francisca que lutasse por manter viva a tradição artística. Isso faz também a atual rainha se emocionar em subir ao palco pelo país.

Neste ano, a celebração do maçambique não ocorrerá no dia 7 por causa das eleições, mas no dia 24 de setembro. O quilombo conta hoje com 1.750 famílias. 

Valorização

Cuidar do legado e das futuras gerações também é preocupação do mestre e músico maranhense Tião Carvalho, de 71 anos. Ele contabiliza apresentações frequentes na Europa e mistura ritmos, como samba, coco, bumba-meu-boi, forró e baião. 

Carvalho, que é professor na educação básica, fundou o grupo Cupuaçu, que se dedica ao estudo e à prática de brincadeiras populares.

“É preciso que o Brasil valorize mais a cultura tradicional. O foco maior é a gente conscientizar e buscar políticas públicas que garantam espaço para nós”, afirmou antes de subir ao palco. 

Ele entende que ainda hoje artistas com mais recursos são mais contemplados em shows nas cidades brasileiras. “Se você mostrar a cultura para o jovem, ele vai gostar”, considera. 

Programação   

19h – Moçambique de Santa Efigênia (DF) 
20h – Maçambique de N.Sra do Rosário de Osório (RS) 
21h – Adiel Luna convida João Arruda e Alexandre 
23h – Seu Estrelo e o Fuá do Terreiro (DF) 
01h – Carimbó Beija-Flor de Marudá (PA)

Confira a programação no instagram.

Siga A Onça no


Compartilhe isso:

  • Compartilhar no WhatsApp(abre em nova janela) WhatsApp
  • Compartilhar no Facebook(abre em nova janela) Facebook
Tags: Agencia BrasilBrasilNotícias

Leia também

Confira a agenda dos presidenciáveis neste fim de semana (29 e 30)

Confira a agenda dos presidenciáveis neste fim de semana (29 e 30)

by A Onça
29 de agosto de 2026

A agenda dos presidenciáveis neste fim de semana inclui sabatina, atos políticos, caminhadas, carreatas e encontros com apoiadores. Também estão previstas visitas a eventos e locais afetados por problemas de infraestrutura. Os candidatos participam ainda de atividades voltadas às mulheres,...

Minas Brasília e Itabirito disputam semifinal do Brasileirão Feminino

Minas Brasília e Itabirito disputam semifinal do Brasileirão Feminino

by A Onça
29 de agosto de 2026

Neste sábado (29), a TV Brasil leva para as telinhas ao vivo o duelo de ida da semifinal do Brasileirão Feminino Série A2 entre Minas Brasília e Itabirito. As duas equipes iniciam a partir das 21h20 a disputa por uma vaga na grande decisão...

Museu do Pontal superou enchentes e ensinou valor da arte popular

Museu do Pontal superou enchentes e ensinou valor da arte popular

by A Onça
29 de agosto de 2026

Importante espaço para a arte popular brasileira, o Museu do Pontal celebra meio século de fundação em 2026 colhendo os frutos de um trabalho que deixou para trás dificuldades como as frequentes enchentes que enfrentava em sua antiga sede, no...

Load More
  • Home
  • Política de Cookies
  • Posts

© 2023 A Onça

Welcome Back!

Login to your account below

Forgotten Password? Sign Up

Create New Account!

Fill the forms below to register

All fields are required. Log In

Retrieve your password

Please enter your username or email address to reset your password.

Log In

Add New Playlist

No Result
View All Result
  • Home
  • Postagens
  • Artigos da Onça
  • Brasil
  • Polícia
  • Governo
  • Campo Grande
  • Política
  • Saúde
  • Clima
  • Emprego
  • Cultura e Lazer
  • Emprego

© 2023 A Onça

Utilizamos cookies essenciais e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições Ver política de privacidade