Na próxima segunda-feira, 19 de agosto, o Sindicato dos Trabalhadores de Instituições Financeiras de Campo Grande-MS e Região realizará, a partir das 8h30, uma manifestação em frente à agência do Banco Bradesco situada no cruzamento das avenidas Afonso Pena com a Calógeras. A iniciativa, denominada “protesto pela valorização dos bancários”, tem como finalidade incentivar os bancos a negociar uma proposta de aumento salarial justo para os trabalhadores do setor.
No decorrer do ato de manifestação, os funcionários bancários oferecerão cachorro quente para os cidadãos e clientes do banco, em uma ação representativa que tem como objetivo destacar a conduta das entidades financeiras, as quais, mesmo registrando lucros gigantescos – R$ 29 bilhões apenas nos três primeiros meses de 2024 -, sugerem ajustes que podem comprometer os direitos e diminuir os salários dos empregados.
Na noite de domingo, dia 18, começou o movimento ao colar cartazes em destaque nas agências bancárias centrais de Campo Grande.
No ano de 2023, os cinco principais bancos brasileiros obtiveram um lucro de aproximadamente R$ 108,6 bilhões. Durante a última década, o lucro dessas instituições aumentou significativamente, ultrapassando em 169% a taxa de inflação, enquanto a rentabilidade média do setor se mantém em 15% acima da inflação, em contraste com a de países como os Estados Unidos (6,5%) e Inglaterra (9%). Diante desses resultados excepcionais, o presidente do sindicato, Rubens Jorge Alencar, argumenta que não há desculpas para não negociar um aumento salarial para os bancários.
A classe bancária está há dois meses em conversações com a Federação dos Bancos (Fenaban) solicitando reposição da inflação e aumento real de 5% nos vencimentos, na Participação nos Lucros e Resultados (PLR) e demais benefícios econômicos do Acordo Coletivo de Trabalho dos Bancários. Adicionalmente, os colaboradores estão buscando assegurar condições laborais mais favoráveis e a preservação dos benefícios adquiridos.
Os funcionários dos bancos também criticam a conduta das instituições financeiras.