Nos dias atuais é preciso ter o mínimo de conhecimento em informática, mas também é possível ir além e aprender desde o uso de ferramentas digitais até a manutenção de computadores. E em Campo Grande, é possível ter acesso a esses cursos de maneira gratuita nas incubadoras municipais Mário Covas, Zé Pereira e CRAS Estrela Dalva. As “TechAula” oferecem desde noções básicas de informática ao uso avançado de ferramentas digitais e manutenção dos equipamentos de computação, dando oportunidade para quem quer empreender e abrir seu próprio negócio de manutenção de computadores.
Considerada inovadora, a iniciativa tem como foco a inclusão social e digital ao ampliar as oportunidades de desenvolvimento pessoal e profissional para cidadãos de todas as idades. “O desenvolvimento econômico sustentável passa obrigatoriamente pelo uso das novas tecnologias. Por isso, buscamos parcerias, dentro da própria Prefeitura, para levar conhecimento à população e assim oferecer novas opções de ferramentas de trabalho”, defende Ademar Silva Junior, titular da Sidagro (Secretaria Municipal de Inovação, Desenvolvimento Econômico e Agronegócio).
Os módulos adaptados para diferentes níveis de conhecimento são oferecidos por meio da Prefeitura Municipal de Campo Grande e já colhe histórias de sucesso, com mais de 300 pessoas de todas as idades já capacitadas nas ações que aconteceram nas incubadoras.
Um exemplo é a Dona Angelina Ferreira da Silva, de 57 anos, que não sabia quase nada de informática, e foi aprender por necessidade. “Eu trabalhava na área da Educação e fui readaptada no trabalho para uma sala de informática. Aprendi um pouco, mas vejo que preciso mais. Quando eu fiz faculdade, fiz todo meu TCC de forma manual. Eu escrevia e minha filha digitava para mim. Vejo que a área é necessária para todo mundo”, disse.
Já dona Aparecida Ferreira de Abreu, de 56 anos, fez o curso para ajudar na igreja. “Eu sou tesoureira na minha igreja e quero usar as novas habilidades para fazer planilhas. O curso foi muito bom, porque além de ser totalmente de graça, é próximo de casa, não precisei pegar condução. Então eu aproveitei para poder fazer e aprender mais”, afirmou.
Com instrutores capacitados e infraestrutura tecnológica, a iniciativa alcança comunidades que, em muitos casos, ainda enfrentam barreiras no acesso à tecnologia. Para o programador de sistemas da Agetec e responsável pelos cursos, Joel Genaro Martine, dominar habilidades digitais é fundamental em um mundo onde a informação é poder. “Este curso, além de preparar os indivíduos para o mercado de trabalho, promove uma cultura de colaboração e crescimento mútuo. Vivemos na era da informática e estar preparado é a chave para o sucesso profissional”, finalizou.
Mais informações sobre as inscrições ligue (67) 4042-0497 ou indo até as incubadoras nos endereços citados abaixo.
Quer aproveitar a oportunidade? Confira o calendário dos cursos nas incubadoras:
Informática Básica
Data: 04 a 08 de novembro
Hora: 13h às 17h
Local: Incubadora Mário Covas, localizada na R. Leandro da Silva Salina, 668 – Bairro Mário Covas
Mais informações ligue (67) 4042-0497 – Ramal 2427
Informática Intermediária
Data: 18 a 22 de novembro
Hora: 13h às 17h
Local: Incubadora Mário Covas, localizada na Rua Leandro da Silva Salina, 668 – Bairro Mário Covas
Mais informações ligue (67) 4042-0497 – Ramal 2427
Informática Básica
Data: 25 a 29 de novembro
Hora: 13h às 17h
Local: Incubadora Zé Pereira, localizada na Rua Eugênio Peron, 676 – Jardim Zé Pereira
Mais informações ligue (67) 4042-0497 – Ramal 2425
Informática Intermediária
Data: 02 a 06 de dezembro
Hora: 13h às 17h
Local: Incubadora Zé Pereira, localizada na Rua Eugênio Peron, 676 – Jardim Zé Pereira
Mais informações ligue (67) 4042-0497 – Ramal 2425
Ferramentas de Trabalho
Data: 09 a 13 de dezembro
Hora: 13h às 17h
Local: Incubadora Mário Covas, localizada na Rua Leandro da Silva Salina, 668 – Bairro Mário Covas
Mais informações ligue (67) 4042-0497 – Ramal 2427
#PraTodosVerem Na capa da matéria há uma foto que mostra um dos professores instruindo uma aluna, em um dos laboratórios do TechAula.