As festas de fim de ano, incluindo Natal e Ano Novo, prometem aquecer a economia de Mato Grosso do Sul com uma movimentação estimada em R$ 1,27 bilhão. Desse total, R$ 837 milhões estão relacionados ao Natal – sendo R$ 414,8 milhões destinados a presentes e R$ 422,6 milhões para comemorações – e R$ 434 milhões ao Ano Novo, representando um aumento expressivo em relação ao ano anterior. Os dados são da pesquisa sazonal do Instituto de Pesquisa e Desenvolvimento da Fecomércio-MS (IPF-MS), realizada em parceria com o Sebrae/MS.
De acordo com a economista do IPF-MS, Regiane Dedé de Oliveira, o cenário é otimista. “O consumidor sul-mato-grossense está mais propenso a celebrar, e isso reflete diretamente na economia. É o momento oportuno para o comércio se preparar, atender bem e aproveitar o movimento gerado pelas festas de fim de ano. O gasto médio com presentes de Natal está em R$ 456, e o das comemorações em R$ 340, valores significativos que impulsionam nossa economia.”
Comportamento de Consumo no Natal
A pesquisa revelou que 83,49% dos consumidores pretendem comemorar o Natal, enquanto 61,23% planejam comprar presentes. Entre os itens mais procurados estão roupas (47,82%), calçados (27,82%) e brinquedos (26,42%). A preferência pela compra em lojas físicas foi destacada por 86,81% dos consumidores, e 78,68% pretendem comprar no centro das cidades. “Uma dica importante para os comerciantes é ficar atento a algumas preferências do consumidor, como a preferência pelo desconto no pagamento à vista (70,65%), além da importância da qualidade do produto, apontado por 66,61% dos entrevistados”, complementa Regiane.
Ano Novo: Celebração e Oportunidades
As comemorações de Ano Novo também têm grande impacto na economia do Estado, com 83% da população disposta a celebrar a data, especialmente com a família e amigos próximos (80,98%). O gasto médio projetado para essas celebrações é de R$ 348, sendo os maiores valores registrados nos municípios de Três Lagoas (R$ 515,07), Coxim (R$ 443,92) e Campo Grande (R$ 332,10).
Apoio ao Empresário Local
De acordo com o analista-técnico do Sebrae/MS, Paulo Maciel, as festas de fim de ano são um momento mágico, repleto de oportunidades para o comércio. “Este período é ideal para fidelizar clientes e fortalecer a economia local. Investir em boas experiências presenciais, descontos para pagamentos à vista e estratégias criativas nas redes sociais pode ser a chave para atrair mais consumidores.”
Com 87% dos consumidores preferindo compras presenciais, mas também atentos ao mercado online, os empresários devem se preparar para atender ambos os públicos. Promoções personalizadas, como descontos progressivos e combos, também são estratégias recomendadas para itens mais procurados, como roupas, calçados e brinquedos.
“Aposte nas redes sociais, mostre os bastidores da loja, conte histórias por trás dos produtos, apresente dicas de presentes e crie desafios ou sorteios temáticos de Natal e de Ano Novo para engajar os clientes e atrair mais movimento”, conclui o analista.
Tendências para o 13º Salário
A pesquisa também apontou tendências para os gastos programados com o 13º salário. Neste ano, 55,73% dos entrevistados informaram que não irão receber, enquanto 44,27% terão o benefício natalino. A maioria diz que pretende pagar contas (27,48%), seguido dos que irão poupar (13,34%). Outros 11,63% pretendem comprar móveis e eletroeletrônicos, enquanto 10,83% pagarão dívidas atrasadas.
A pesquisa entrevistou 1.931 pessoas em oito municípios do Estado entre os dias 4 e 12 de novembro, com nível de confiança de 95% e margem de erro entre 5% e 6%.






