18:32 quarta-feira, 24 junho 2026
A Onça
No Result
View All Result
A Onça
No Result
View All Result
A Onça
No Result
View All Result

Slide

Busto vandalizado de líder quilombola é reparado em cidade do Rio

Busto vandalizado de líder quilombola é reparado em cidade do Rio

A Onça by A Onça
11:32 sábado, 30 novembro 2024
in Brasil
A A

O busto da líder quilombola Maria Conga, vandalizado no último dia 19, véspera do feriado da Consciência Negra, foi reparado neste sábado (30) pela prefeitura de Magé, cidade da Baixada Fluminense, região metropolitana do Rio de Janeiro.

A placa com a minibiografia da líder negra foi reposta, após ter sido arrancada. Instalado no Píer da Piedade em novembro de 2021, este foi o segundo episódio de vandalismo contra a homenagem à personalidade histórica. Em 2023, a representação de Maria Conga foi grafitada com símbolos nazistas.

A prefeitura de Magé chama o reparo deste sábado de um ato contra a intolerância. “Essa mulher que foi extremamente necessária na luta do povo negro, da nossa cidade, do nosso país, na resistência e no acolhimento aos escravizados”, afirmou o secretário de Cultura, Turismo e Eventos, Bruno Lourenço. “Vamos permanecer na resistência por entender a necessidade de continuar contando a nossa história e as nossas origens”, completou.

Quem foi Maria Conga

O busto criado pela artista Cristina Febrone fica no Píer da Piedade, banhado pela Baía de Guanabara. O local tem simbolismo histórico, pois foi ponto de chegada de africanos aprisionados durante a escravidão.

Você podequerer ler

Com Neymar de volta, Brasil encara Escócia, velha conhecida em Copas

Com Neymar de volta, Brasil encara Escócia, velha conhecida em Copas

24 de junho de 2026
MEC: queda do analfabetismo no Brasil é ligada a políticas na educação

MEC: queda do analfabetismo no Brasil é ligada a políticas na educação

24 de junho de 2026
STJ decide que Rogério Andrade deve permanecer em presídio federal

STJ decide que Rogério Andrade deve permanecer em presídio federal

24 de junho de 2026
Rio Tietê não tem trecho livre de contaminação, diz SOS Mata Atlântica

Rio Tietê não tem trecho livre de contaminação, diz SOS Mata Atlântica

24 de junho de 2026

Maria Conga nasceu no Congo, oeste da África, em 1972. Era filha de um rei, mas foi retirada da sua terra em um navio negreiro que a levou escravizada para a Bahia, por volta de 1804. Aos 18 anos, Maria teria sido vendida a um senhor de engenho de Magé e, aos 24 anos, novamente comercializada para um conde.

Ela conquistou a alforria aos 35 anos e fundou na cidade o quilombo Maria Conga, para dar abrigo a outros negros que fugiam da escravidão. Até hoje há uma comunidade quilombola no município.

Nos anos 2020 e 2024, Maria Conga foi homenageada por enredos das escolas de samba Acadêmicos da Rocinha e Estácio de Sá, respectivamente, ambas no grupo de acesso do carnaval carioca.

Siga A Onça no


Compartilhe isso:

  • Compartilhar no WhatsApp(abre em nova janela) WhatsApp
  • Compartilhar no Facebook(abre em nova janela) Facebook
Tags: Agencia BrasilBrasilNotícias

Leia também

Com Neymar de volta, Brasil encara Escócia, velha conhecida em Copas

Com Neymar de volta, Brasil encara Escócia, velha conhecida em Copas

by A Onça
24 de junho de 2026

A caminhada do Brasil na primeira fase da Copa do Mundo chega ao fim nesta quarta-feira (24). A partir das 19h (horário de Brasília), a seleção canarinho encara a Escócia em Miami (Estados Unidos), pelo Grupo C. Os brasileiros lideram...

MEC: queda do analfabetismo no Brasil é ligada a políticas na educação

MEC: queda do analfabetismo no Brasil é ligada a políticas na educação

by A Onça
24 de junho de 2026

O ministro da Educação, Leonardo Barchini, confirmou nesta quarta-feira (24), em Fortaleza, que o Brasil atingiu a menor taxa de analfabetismo de sua história na população adulta do país (acima de 15 anos). Segundo a Pesquisa Nacional por Amostra de...

STJ decide que Rogério Andrade deve permanecer em presídio federal

STJ decide que Rogério Andrade deve permanecer em presídio federal

by A Onça
24 de junho de 2026

O Superior Tribunal de Justiça determinou que o contraventor Rogério de Andrade permaneça preso no sistema penitenciário federal, atendendo a pedido do Ministério Público do Estado do Rio de Janeiro (MPRJ). Rogério Andrade foi denunciado pelo MPRJ pelo homicídio qualificado do também contraventor Fernando...

Load More
  • Home
  • Política de Cookies
  • Posts

© 2023 A Onça

Welcome Back!

Login to your account below

Forgotten Password? Sign Up

Create New Account!

Fill the forms below to register

All fields are required. Log In

Retrieve your password

Please enter your username or email address to reset your password.

Log In

Add New Playlist

No Result
View All Result
  • Home
  • Postagens
  • Artigos da Onça
  • Brasil
  • Polícia
  • Governo
  • Campo Grande
  • Política
  • Saúde
  • Clima
  • Emprego
  • Cultura e Lazer
  • Emprego

© 2023 A Onça

Utilizamos cookies essenciais e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições Ver política de privacidade