A Rádio Nacional reverencia o talento e a trajetória artística da cantora e compositora Alcione no programa especial de domingo (16), às 22h. Dona de uma voz potente e inconfundível, a diva completa 78 anos no próximo dia 21 de novembro e segue esbanjando energia em mais de cinco décadas de carreira.
Com roteiro e produção de Cezar Faccioli e coordenação de produção de Cynthia Cruz, o programa da emissora pública revela episódios curiosos da vida da artista e destaca sucessos do seu repertório. A produção transmite ainda trechos da edição especial do Sem Censura em homenagem a Alcione, exibido na TV Brasil em agosto do ano passado.
Notícias relacionadas:Rádio Nacional: Roda de Samba traz Vinicius de Moraes em vários papeis.”Um marco na minha vida”, diz Alcione sobre exposição em São Luís.Entre os fatos marcantes na vida da cantora maranhense lembrados durante a atração está a influência do pai, mestre da banda da PM de São Luís. Ele exigia que os nove filhos, homens e mulheres, aprendessem a tocar um instrumento.
Áudios de Alcione também pontuam como foi o início da sua carreira, com a chegada ao Rio de Janeiro e a estreia da intérprete em bares da cidade. Na época, a presença constante da cantora nas principais casas noturnas cariocas chamou a atenção de produtores.
O programa relembra as parcerias de Alcione com grandes nomes da música brasileira, como Roberto Menescal, Jair Rodrigues, Emílio Santiago, Nei Lopes e Cartola. Mais recentemente, além de artistas do partido alto, do pagode e do samba de quadra, fez duetos com MV Bill e Gloria Groove. Essas parcerias mostram que a versatilidade também é marca da cantora, conhecida por interpretar diferentes gêneros musicais e até canções em outros idiomas.
O especial de domingo leva ao ar sucessos eternizados na voz de Alcione:
Pra que Chorar (Baden Powell / Vinicius de Moraes);
Figa de Guiné (Reginaldo Bessa / Nei Lopes);
Influência do Jazz (Carlos Lyra);
Não Deixe o Samba Morrer (Edson Conceição / Aluísio);
Trocando em Miúdos (Francis Hime / Chico Buarque);
Sufoco (Chico da Silva / Antonio José);
Gostoso veneno (Wilson Moreira / Nei Lopes); Eu Sei” (Cartola);
Um Ser de Luz (João Nogueira, Mauro Duarte e Paulo César Pinheiro);
Enredo do Meu Samba (Jorge Aragão / Dona Ivone Lara);
Nunca (Lupicínio Rodrigues);
Você me Vira a Cabeça (Paulo Sérgio Valle / Chico Roque);
Meu Ébano (Neneo / Paulinho Rezende);
Volta por Cima (Paulo Vanzolini);
A Loba (Paulinho Rezende / Luiz Carlos Júnior Peralva);
Marra de Feroz (Xande de Pilares / Gilson Bernini / Helinho Do Salgueiro).
Entre discos de ouro e diversas premiações recebidas, como o Grammy Latino e o Prêmio da Música Brasileira, Alcione consolidou-se como uma das mais notórias sambistas do país. Com 30 álbuns de estúdio e nove ao vivo, Alcione já vendeu oito milhões de cópias de discos em todo o mundo.
Sobre a Rádio Nacional
A marca faz parte da história do país e conta, atualmente, com oito emissoras próprias, em diferentes regiões do Brasil: Rádio Nacional do Rio de Janeiro, Rádio Nacional de São Paulo, Rádio Nacional de Brasília AM e FM, Rádio Nacional de Recife, Rádio Nacional de São Luís, Rádio Nacional da Amazônia e Rádio Nacional do Alto Solimões.
Serviço
Especial Alcione – domingo, dia 16/11, às 22h, na Rádio Nacional