12:06 quarta-feira, 24 junho 2026
A Onça
No Result
View All Result
A Onça
No Result
View All Result
A Onça
No Result
View All Result

Slide

Apenas duas mulheres foram eleitas para prefeituras de capitais

Apenas duas mulheres foram eleitas para prefeituras de capitais

A Onça by A Onça
19:02 domingo, 27 outubro 2024
in Brasil
A A

As prefeitas eleitas Emília Corrêa (Aracaju-SE), do PL, e Adriane Lopes (Campo Grande-MS), do PP, são as únicas mulheres que estarão à frente das administrações municipais entre todas as capitais brasileiras a partir de 2025. Elas venceram as eleições em segundo turno, neste domingo (27). 

Outras seis candidatas chegaram à disputa em segundo turno em capitais: Rose Modesto (em Campo Grande), do União, Natália Bonavides (em Natal), do PT, Janad Valcari (em Palmas), do PL,  Maria do Rosário (em Porto Alegre), do PT, Cristina Graeml (em Curitiba), do PMB,  e Mariana Carvalho (em Porto Velho), do União. O número representa queda com relação a 2020, quando as candidatas em segundo turno eram 20.

Aumento

Notícias relacionadas:Mulheres ocupam 28% dos cargos de secretariado no país.Adriane Lopes é reeleita prefeita de Campo Grande.Emília Corrêa é eleita prefeita de Aracaju.No primeiro turno, entre todos os municípios, 724 mulheres foram eleitas, o que representa 13% das cidades que resolveram a disputa em 6 de outubro. Em 2020, foram 663 as cidades que elegeram mulheres (12%).

Segundo levantamento da Consultoria-Geral da Câmara dos Deputados, o número de mulheres eleitas (incluindo prefeitas e vereadoras) em 2024 aumentou dois pontos percentuais em relação às eleições de 2020. Elas representam 17,92% dos eleitos este ano. Nas últimas eleições, foram 15,83%. Há quatro anos, das 58 mil vagas de vereador, 9,3 mil (ou 16,13%) foram de mulheres. Em 2024, das 58,3 mil vagas, 10,6 mil (18,24%) foram ocupadas por elas.   

Você podequerer ler

Temperatura máxima fica abaixo de 14ºC nesta quarta-feira em SP

Temperatura máxima fica abaixo de 14ºC nesta quarta-feira em SP

24 de junho de 2026
Renovação de cota zero para carros elétricos beneficia consumidor

Renovação de cota zero para carros elétricos beneficia consumidor

24 de junho de 2026
Anvisa e Receita Federal apreendem 25 mil cigarros eletrônico

Anvisa e Receita Federal apreendem 25 mil cigarros eletrônico

24 de junho de 2026
Não houve intuito de descumprir a lei, diz Bolsonaro sobre arma

Não houve intuito de descumprir a lei, diz Bolsonaro sobre arma

24 de junho de 2026

2020

No ano de 2020, nenhuma mulher foi eleita nas capitais, enquanto nas cidades com mais de 200 mil habitantes, as elas venceram em oito: Suellen Silva (em Bauru-SP), do Patriota, Raquel Chini (em Praia Grande-SP), do PSDB, Raquel Lyra (em Caruaru-PE), do PSDB, Elisa Gonçalves (em Uberaba-MG), do Solidariedade, Elizabeth Silveira (em Ponta Grossa-PR), do PSD, Marília Campo (em Contagem-MG), do PT, Margarida Salomão (em Juiz de Fora – MG), do PT, e Paula Mascarenhas (em Pelotas – RS), do PSDB.

Siga A Onça no


Compartilhe isso:

  • Compartilhar no WhatsApp(abre em nova janela) WhatsApp
  • Compartilhar no Facebook(abre em nova janela) Facebook
Tags: Agencia BrasilBrasilNotícias

Leia também

Temperatura máxima fica abaixo de 14ºC nesta quarta-feira em SP

Temperatura máxima fica abaixo de 14ºC nesta quarta-feira em SP

by A Onça
24 de junho de 2026

O Centro de Gerenciamento de Emergências Climáticas de São Paulo avalia que a cidade de São Paulo deve apresentar a temperatura máxima mais baixa do ano nesta quarta-feira (24). O tempo fechado e úmido deve manter o clima abaixo de 14ºC. No...

Renovação de cota zero para carros elétricos beneficia consumidor

Renovação de cota zero para carros elétricos beneficia consumidor

by A Onça
24 de junho de 2026

Garantir melhores preços para o consumidor brasileiro e fortalecer a indústria automotiva nacional são as principais razões do governo federal para renovar, por seis meses, as cotas de importação com alíquota zero para veículos eletrificados desmontados (CKD) e semidesmontados (SKD)....

Anvisa e Receita Federal apreendem 25 mil cigarros eletrônico

Anvisa e Receita Federal apreendem 25 mil cigarros eletrônico

by A Onça
24 de junho de 2026

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) e a Receita Federal apreenderam mais de 25 mil cigarros eletrônicos, produto proibido no Brasil. A Operação Rede de Fumaça, deflagrada esta semana, apreendeu ainda 107 mil maços de cigarros convencionais contrabandeados. Notícias...

Load More
  • Home
  • Política de Cookies
  • Posts

© 2023 A Onça

Welcome Back!

Login to your account below

Forgotten Password? Sign Up

Create New Account!

Fill the forms below to register

All fields are required. Log In

Retrieve your password

Please enter your username or email address to reset your password.

Log In

Add New Playlist

No Result
View All Result
  • Home
  • Postagens
  • Artigos da Onça
  • Brasil
  • Polícia
  • Governo
  • Campo Grande
  • Política
  • Saúde
  • Clima
  • Emprego
  • Cultura e Lazer
  • Emprego

© 2023 A Onça

Utilizamos cookies essenciais e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições Ver política de privacidade