Uma fiscalização da vereadora Isa Jane Marcondes (Republicanos) terminou em confusão e delegacia nesta quinta-feira (3), em Dourados, cidade a 252 km de Campo Grande. Durante visita a uma unidade de saúde no distrito de Indápolis, a parlamentar foi confrontada por um médico citado por ela em fiscalizações anteriores.
O profissional alegou que não estava presente nas outras ocasiões porque fazia visitas domiciliares e participava de um curso da Secretaria Municipal de Saúde. Ele exigiu retratação pelas acusações de que estaria recebendo sem trabalhar. Isa se recusou e afirmou estar apenas cumprindo seu dever como vereadora.
A discussão escalou, com troca de xingamentos e acusações, levando os dois a registrarem boletim de ocorrência. A Guarda Municipal foi acionada e os encaminhou à Depac (Delegacia de Pronto Atendimento Comunitário), onde a vereadora acabou autuada por desacato.
Depois do episódio, o médico, que também é ex-policial, publicou nas redes sociais fotos tomando chope e ironizou a vereadora. “Revi meus amigos”, escreveu.
O caso é acompanhado pelo CRM (Conselho Regional de Medicina) e pelo sindicato da categoria, que estudam medidas jurídicas. Isa, conhecida como “Cavala”, já é investigada pelo Ministério Público por supostas irregularidades durante fiscalizações, como invasão de áreas restritas em unidades de saúde e ofensas a profissionais. Ela nega as acusações e afirma seguir orientações das chefias dos postos.