Cerca de 1 milhão de famílias podem recarregar gratuitamente o botijão de gás em revendas credenciadas em dez capitais. A Caixa Econômica Federal começa a distribuir o vale-recarga do Programa Gás do Povo, que substituirá o Auxílio Gás.
O benefício estará disponível nas seguintes capitais: Salvador, Fortaleza, Goiânia, Belo Horizonte, Belém, Recife, Teresina, Natal, Porto Alegre e São Paulo.
Como vai funcionar a retirada do gás
A recarga será feita diretamente na revenda, sem intermediários. No momento da retirada, o responsável pela família poderá validar o benefício utilizando:
Cartão com chip do Bolsa Família + senha;
Cartão de débito de conta CAIXA + senha;
CPF e código de validação enviado ao celular cadastrado.
A verificação ocorre por meio de um sistema eletrônico instalado nas revendedoras que aderiram voluntariamente ao programa.
Quem tem direito ao benefício
Os contemplados pelo Programa Gás do Povo são escolhidos pelo Ministério do Desenvolvimento e Assistência Social (MDS). Entre os critérios estão:
Inscrição no Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal (CadÚnico);
Renda per capita de até meio salário mínimo;
Cadastro atualizado há pelo menos 24 meses;
Prioridade para famílias que já recebem o Bolsa Família.
Sobre o programa
O Gás do Povo é a nova política pública do governo federal para ampliar o acesso ao gás de cozinha no país. Ele substituirá, de forma gradual, o Auxílio Gás.
O programa prevê gratuidade na recarga do botijão de 13 quilogramas (kg) em revendas credenciadas. A meta é beneficiar até 15 milhões de famílias até março de 2026 — cerca de 50 milhões de pessoas — em transição do modelo anterior.
Desde 23 de outubro, as revendedoras interessadas podem aderir ao programa. As empresas devem estar cadastradas na Agência Nacional do Petróleo (ANP), estar em situação regular na Receita Federal, ter conta do tipo pessoa jurídica na Caixa e aceitar pagamentos pela “azulzinha”, máquina de cartões do banco.
Como consultar se você tem direito
Os beneficiários podem verificar se foram selecionados pelos seguintes canais:
Aplicativo Meu Social;
Portal Cidadão Caixa;
Telefone Caixa Cidadão: 0800-726-0207.
Canais de atendimento para dúvidas
Telefone 121;
FalaBR;
SAC CAIXA: 0800-726-0101.
Mais informações também estão disponíveis na página da Caixa na internet .