A assessora-chefe da Assessoria Especial de Apoio ao Processo Decisório do Gabinete da Presidência da República, Clara Ant, é a entrevistada do DR com Demori. Filha de judeus poloneses que sobreviveram ao Holocausto, a arquiteta comenta sobre a questão Israel-Palestina e analisa a conjuntura da política brasileira sob o ponto de vista de quem acompanha o presidente Luiz Inácio Lula da Silva há quatro décadas. A atração vai ao ar às 23h desta terça-feira (11), na TV Brasil.
Boliviana radicada no Brasil, Clara Ant tem uma trajetória política ligada aos movimentos sociais. Ex-deputada estadual e uma das fundadoras do Partido dos Trabalhadores (PT), ela é uma das referências no debate sobre o conflito entre Israel e Palestina no país. Ao programa, ela explica que é preciso “retomar uma mesa de negociação em que as partes definam a pauta, com a ajuda de quem quiser, mas não esse cessar-fogo assinado de cima para baixo pelo [presidente norte-americano Donald] Trump”.
Notícias relacionadas:TV Brasil estreia programa sobre política internacional aos domingos.Jornalista da TV Brasil vence Prêmio Amrigs com reportagem sobre AVC.Conheça todas as iniciativas dos veículos da EBC com foco na COP30.Nesse sentido, Clara Ant aponta dois caminhos para se alcançar uma solução. “O primeiro é o reconhecimento do Estado Palestino e o início de uma nova era. Gaza tem que ser o que eles quiserem, o que eles puderem e o que tiverem ajuda para construir. O importante é que haja paz, diálogo e condições de reconstrução”, afirma.
No programa da TV Brasil, a também escritora conversa sobre o livro Quatro Décadas com Lula: O Poder de Andar Junto, que narra sua experiência ao longo dos anos ao lado do presidente. “Eu sou daquela época em que a gente andava de porta em porta, em 1980, para conseguir filiados para o partido [PT]”, lembra.
>> Siga o canal da Agência Brasil no WhatsApp
Segundo Clara Ant, atualmente é preciso voltar às bases. “Você tem uma juventude que está nas redes sociais. O operário não está mais na fábrica, está no aplicativo. As máquinas também são outras. Acho que o que falta é essa chave de virada, compreender essa nova condição”.
Após a exibição na TV Brasil, o DR com Demori também fica disponível, na íntegra, no Youtube e no aplicativo da TV Brasil Play. O programa é transmitido em áudio, simultaneamente, na Rádio MEC, e as entrevistas ficam disponíveis em formato de podcast no Spotify.