23:06 sexta-feira, 26 junho 2026
A Onça
No Result
View All Result
A Onça
No Result
View All Result
A Onça
No Result
View All Result

Slide Slide

Com músicas, atividades e mosquito feito de garrafa pet, alunos da Reme aprendem a combater a dengue

Com músicas, atividades e mosquito feito de garrafa pet, alunos da Reme aprendem a combater a dengue

A Onça by A Onça
9:36 segunda-feira, 18 março 2024
in Campo Grande, Educação, Prefeitura, Saúde
A A

Conscientizar e ensinar os alunos, desde o mais novo até o mais velho, sobre a prevenção a dengue é missão nas escolas da Rede Municipal de Ensino (Reme), em Campo Grande. Seja com música, dança, trabalhos, atividades, os estudantes aprendem e repassam em casa sobre descarte correto de lixo, não deixar água acumulada, colocar areia nos vasos de plantas, medidas simples, e evitam a proliferação do Aedes aegypti.

Na Escola Municipal Nazira Anache, no Jardim Anache, o trabalho de conscientização é desenvolvido a partir do grupo 4 até o 7º ano e aplicado aos quase 1,5 mil alunos.

Segundo a coordenadora pedagógica, Shirley Rodrigues Costa, com o ensinamento sobre o mosquito-da-dengue, há uma mudança de comportamento. “Os alunos conseguem absorver essas informações, porque geralmente a gente não trabalha um tema isolado. Nós fazemos o link com outros temas. Então, como nós temos um projeto de educação ambiental, a gente faz essa ligação do tema com a prevenção à dengue, já que o descarte correto do lixo vai evitar a proliferação do mosquito”.

Shirley diz ainda que com a aprendizagem na escola, os alunos levam para casa, mudando os hábitos também dos adultos. “Eles criam hábitos e podem mudar hábitos lá na casa deles. Na escola trabalhamos todos os temas e eles multiplicam o que aprendem aqui”.

A professora regente do 3º ano da unidade, Thais Fernanda Barbieri, explica que são usados vários métodos para trabalhar sobre a dengue com os alunos. “Nós usamos recursos visuais, recursos físicos, palpáveis e também a música. Porque a música, através da melodia, fica gravado na cabecinha deles sobre o conteúdo e eles aprendem. E isso fica marcado por muitos anos também. Portanto, os alunos entendem que a dengue existe também devido à falta do cuidado com o meio ambiente”.

Você podequerer ler

Prefeitura investe mais de R$ 4,6 mi em requalificação de ciclovias 

Prefeitura investe mais de R$ 4,6 mi em requalificação de ciclovias 

26 de junho de 2026
SAMU reúne especialistas para discutir protocolos de resposta a grandes emergências

SAMU reúne especialistas para discutir protocolos de resposta a grandes emergências

26 de junho de 2026
Novos radares operam em caráter educativo até 14 de julho 

Novos radares operam em caráter educativo até 14 de julho 

26 de junho de 2026
Prefeitura convoca aprovados em processos seletivos

Prefeitura convoca aprovados em processos seletivos

26 de junho de 2026

O aluno Arthur Lopes, de 8 anos, conta que já teve dengue e passou muito mal. “Foi no ano passado, eu me senti mal e não tinha mosquito em casa, porque toda vez a gente esvazia as garrafas do quintal e a caixas d’água fica tampada. Aqui na escola a gente fez cartões sobre a dengue e colocamos lá fora para os outros alunos verem”.

Samuel Oliveira, também de 8 anos, gostou de aprender a música sobre a dengue. “Para evitar o mosquito, precisa tampar a caixa d’água, as garrafas precisam ficar viradas e não deixar a água parada”.

Isadora Pires Nascimento, 8 anos, ensina o que aprendeu dentro de sala de aula. “A gente não pode deixar a água parada, temos que virar as garrafas e temos que tampar as caixas d’água. A minha mãe teve dengue e ela ficou muito doente, temos que combater o mosquito”.

Siga A Onça no


Compartilhe isso:

  • Compartilhar no WhatsApp(abre em nova janela) WhatsApp
  • Compartilhar no Facebook(abre em nova janela) Facebook

Leia também

Prefeitura investe mais de R$ 4,6 mi em requalificação de ciclovias 

Prefeitura investe mais de R$ 4,6 mi em requalificação de ciclovias 

by A Onça
26 de junho de 2026

A infraestrutura cicloviária de Campo Grande passará por uma revitalização estrutural em três regiões distintas. O município destinará mais de 4,6 milhões de reais para a requalificação de vias exclusivas para ciclistas. A homologação do processo licitatório será publicada no...

SAMU reúne especialistas para discutir protocolos de resposta a grandes emergências

SAMU reúne especialistas para discutir protocolos de resposta a grandes emergências

by A Onça
26 de junho de 2026

Em tragédias e situações de grande emergência, cada segundo pode fazer a diferença entre a vida e a morte. Para fortalecer a capacidade de resposta nesses cenários, a Secretaria Municipal de Saúde (Sesau) promoveu, nesta quinta-feira (25), o 1º Simpósio...

Novos radares operam em caráter educativo até 14 de julho 

Novos radares operam em caráter educativo até 14 de julho 

by A Onça
26 de junho de 2026

A Agência Municipal de Transporte e Trânsito (Agetran) iniciou a instalação de nove equipamentos de fiscalização eletrônica em vias de elevado fluxo em Campo Grande. A intervenção integra a política de segurança viária do município, desenhada para reduzir a sinistralidade...

Load More
  • Home
  • Política de Cookies
  • Posts

© 2023 A Onça

Welcome Back!

Login to your account below

Forgotten Password? Sign Up

Create New Account!

Fill the forms below to register

All fields are required. Log In

Retrieve your password

Please enter your username or email address to reset your password.

Log In

Add New Playlist

No Result
View All Result
  • Home
  • Postagens
  • Artigos da Onça
  • Brasil
  • Polícia
  • Governo
  • Campo Grande
  • Política
  • Saúde
  • Clima
  • Emprego
  • Cultura e Lazer
  • Emprego

© 2023 A Onça

Utilizamos cookies essenciais e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições Ver política de privacidade