Decisão judicial atingiu 15 mil imóveis territoriais, ou seja, terrenos vazios, caso você não more em uma barraca no seu terreno, é preciso pagar imposto
A pergunta que não quer calar: devo pagar o meu IPTU? SIM! E o prazo é até amanhã. Tanto que a Prefeitura de Campo Grande reforçou, nesta terça-feira (11), a importância do pagamento do IPTU 2026. Em coletiva de imprensa, autoridades explicaram que o vencimento das guias está marcado para 12 de fevereiro, e que a partir do dia seguinte serão cobrados juros e multa sobre os valores não quitados. O motivo? A suspensão de pagamento deferida pelo Tribunal de Justiça de Mato Grosso do Sul, é válida para apenas 15 mil imóveis territoriais, que são os terrenos sem nenhuma construção.
Ou seja, caso você não mora em um terreno baldio em uma barraca, sim, você deve pagar o IPTU, porque o reajuste, segundo a Prefeitura, não foi acima da inflação, e a sensação de aumento do valor, também pode ser devido a redução do desconto no pagamento à vista, que antes era de 15% e agora é de 10%.
Ulisses da Silva Rocha, Secretário Municipal de Governo e Relações Institucionais (SEGOV), pontuou a forma de cobrança não sofrerá alterações em relação aos anos anteriores. “Os contribuintes podem consultar suas inscrições e valores diretamente no site da prefeitura ou na Central do Cidadão. O valor que aparecer é o que deve ser pago, salvo nos casos de imóveis que estejam sujeitos a decisões judiciais específicas”, explicou.
A Procuradora-Geral do Município, Cecília Saad Cruz Rizkallah, reforçou que todas as informações oficiais sobre o imposto estarão disponíveis para consulta, garantindo transparência e orientação aos contribuintes. “Estamos disponibilizando todos os canais de atendimento, inclusive WhatsApp, para esclarecer dúvidas e orientar sobre o pagamento”, disse.
A prefeitura informou que existem quase 500 mil inscrições imobiliárias cadastradas, o que torna a organização e comunicação com o contribuinte fundamental. Um manual de orientações também será disponibilizado pela prefeitura para facilitar a consulta e o pagamento do imposto.
O órgão municipal alerta que a quitação dentro do prazo evita acréscimos e garante que todos os serviços públicos vinculados ao imposto continuem sendo mantidos normalmente.
Suspensão judicial gerou dúvidas entre contribuintes
Recentemente, a Justiça determinou a suspensão temporária da cobrança do IPTU 2026 em Campo Grande, medida que gerou questionamentos sobre prazos e valores. A decisão judicial visa revisar cálculos e garantir que imóveis abrangidos por decisões específicas sejam cobrados corretamente antes da emissão das guias.
A Prefeitura reforça que a suspensão não elimina a obrigação de pagamento do imposto, apenas interrompe temporariamente prazos e acréscimos até que os ajustes sejam concluídos. Todos os canais de atendimento continuam disponíveis para orientar os contribuintes e esclarecer qualquer dúvida relacionada à situação judicial.
O atendimento já está disponível pelo número:
(67) 99677-8623
O que pode ser feito pelo WhatsApp?
O sistema, desenvolvido pela Agência Municipal de Tecnologia e Inovação (Agetec), é integrado aos bancos de dados oficiais do município. Confira os principais serviços:
- Consulta de dados: Nome do proprietário, área do imóvel e avaliação.
- Valores: Consulta do valor do IPTU e da taxa de lixo.
- Pagamentos: Emissão de guia (DAM) para pagamento à vista ou parcelado.
- Documentação: Emissão de extrato de débitos em formato PDF.
- Histórico: Verificação de dívidas de anos anteriores.
Agilidade e menos filas
Segundo a administração municipal, o objetivo é reduzir o fluxo de pessoas na Central de Atendimento ao Cidadão (CAC), oferecendo mais comodidade, garantindo segurança e confiabilidade das informações, além de dar agilidade ao contribuinte que prefere resolver tudo pelo celular.
Dica de segurança
A Prefeitura ressalta que o número informado é o único canal oficial para atendimento via WhatsApp e orienta os cidadãos a não compartilharem dados em números desconhecidos.





