10:48 domingo, 15 março 2026
A Onça
No Result
View All Result
A Onça
No Result
View All Result
A Onça
No Result
View All Result

Slide

Fiéis de São Jorge e Ogum ocupam as ruas do Rio em festa sincrética

Fiéis de São Jorge e Ogum ocupam as ruas do Rio em festa sincrética

A Onça by A Onça
14:05 quarta-feira, 23 abril 2025
in Brasil
A A

A artesã Maria Rosa veio de Vista Alegre, zona norte do Rio de Janeiro, para as celebrações na Igreja de São Jorge, na região central da capital. Como faz todo ano no dia 23 de abril, dedicado ao santo católico, ela pediu ajuda para enfrentar os problemas que tem passado.

“Eu venho pedir muita força e saúde. Preciso conseguir um trabalho, porque tenho um pai com câncer de pele, que precisa muito de mim. E venho pedir para a minha mãe também, que é idosa e sofre com muitas dores no corpo”, diz Maria.

Maria Rosa recebe benção do babalorixá Luiz Alberto de Oxóssi, do candomblé, nas celebrações ao Dia de São Jorge – Fernando Frazão/Agência Brasil

Notícias relacionadas:América do Sul: aliados do papa esperam que suas reformas perdurem.Papa Francisco: velório é aberto ao público no Vaticano.Quem foi São Jorge, celebrado por católicos como santo guerreiro.A fila para entrar na igreja dava a volta em um quarteirão longo. Debaixo do sol forte do meio-dia, os fiéis esperavam pacientemente, com a expectativa de sair dali renovados. O funcionário público Leonardo Nascimento, de 36 anos, desceu as escadas da igreja com os olhos lacrimejando e a respiração ofegante.

“Toda vez que venho aqui é uma energia surreal. Sempre saio emocionado. Estar na igreja, na fé, na companhia dos santos”, explicou Leonardo.

Você podequerer ler

Apenas 10% dos direitos autorais no setor musical vão para mulheres

Apenas 10% dos direitos autorais no setor musical vão para mulheres

15 de março de 2026
Judocas brasileiras superam preconceito e inspiram jovens atletas

Judocas brasileiras superam preconceito e inspiram jovens atletas

15 de março de 2026
Basquete: Champions das Américas tem Flamengo e Franca nas semifinais

Basquete: Champions das Américas tem Flamengo e Franca nas semifinais

15 de março de 2026
Brasileirão: Flamengo vence e mantém Botafogo na zona de rebaixamento

Brasileirão: Flamengo vence e mantém Botafogo na zona de rebaixamento

15 de março de 2026

“Minha ligação com São Jorge vem desde criança, por causa da família, especialmente minha mãe. É uma coisa que mexe comigo, que me dá força para seguir na vida, mesmo com todas as batalhas e dificuldades”.

Quem atravessava a rua em direção ao palco principal, montado do lado de fora da igreja, recebia um banho de água benta. Vestido com uma batina longa e preta, com o rosto encharcado de suor, o seminarista Marcos Paulo Telles, de 22 anos, era o responsável por mergulhar a escova no balde e molhar os fiéis.

“Como seminarista, é muito bonito ver a devoção do povo. Estou no processo para ser padre, e isso faz com que eu cresça em amor ao povo e à pastoral. Não importa o calor, as filas longas, o povo faz questão de interceder e estar próximo. A gente asperge água benta neles, mas eles também trazem as bençãos deles para a gente”, disse Marcos.

Seminarista Marcos Paulo Telles oferta bençãos em missa católica nas celebrações ao Dia de São Jorge – Fernando Frazão/Agência Brasil

Ritual

Poucos metros ao lado, três representantes de religiões de matriz africana ofereciam mais uma opção de ritual com banho. Com roupas claras e rendadas, colares de diferentes cores e sorrisos no rosto, ofereciam uma limpeza especial.

Quem se aproximava, recebia primeiro a água que saía das folhas de aroeira. Em seguida, um banho com arroz, símbolo de equilíbrio, sementes de girassol, para trazer prosperidade, e milho, representando alimentação e fartura do orixá Ogum.

O babalorixá Luiz Alberto de Oxóssi, do candomblé, explicou que data é uma oportunidade especial para tornar o ritual mais acessível e interagir com os fiéis católicos.

babalorixá Luiz Alberto de Oxóssi, do candomblé, oferta bençãos a devotos – Fernando Frazão/Agência Brasil

“Fazer uma limpeza de corpo completa geralmente sai muito caro, envolve muito gasto. Então, a gente traz isso para rua e para o povo, para os mais carentes, para quem precisa de um axé rápido e de energia positiva”, explicou Luiz.

“Hoje a gente reverencia São Jorge e Ogum, e os povos se respeitam bastante. Todo mundo fica junto: os padres e os babalorixás ocupando o mesmo espaço”.

A manicure Julia Firmino Rosa, de 27 anos, era um exemplo concreto desse sincretismo. Umbandista, ela trouxe toda a família: irmão, filhos e mãe. E estava cumprindo o itinerário completo de quem participava das celebrações a São Jorge.

“A gente sempre faz o mesmo ritual todo ano. Primeiro, assiste à missa. Depois entra na fila para entrar na igreja e agradecer. Na volta, passa pelo banho dos orixás aqui do lado”, diz a manicure. “É um santo muito importante para a gente, que é muito devoto. Viemos agradecer pelos livramentos e por estar com saúde”.

Celebração ao Dia de São Jorge

Siga A Onça no


Compartilhe isso:

  • Compartilhar no WhatsApp(abre em nova janela) WhatsApp
  • Compartilhar no Facebook(abre em nova janela) Facebook
Tags: Agencia BrasilBrasilNotícias

Leia também

Apenas 10% dos direitos autorais no setor musical vão para mulheres

Apenas 10% dos direitos autorais no setor musical vão para mulheres

by A Onça
15 de março de 2026

Estudo da União Brasileira de Compositores (UBC) aponta que apenas 10% dos direitos autorais na indústria da música foram destinados a mulheres em 2025. Além disso, entre os 100 maiores arrecadadores de direitos autorais, somente 11 são mulheres, embora a melhor...

Judocas brasileiras superam preconceito e inspiram jovens atletas

Judocas brasileiras superam preconceito e inspiram jovens atletas

by A Onça
15 de março de 2026

“Quando eu comecei a fazer esses eventos, eu via que eu não podia parar, porque através da minha história, da minha conquista ali, da minha medalha, eu estava inspirando outras gerações”. A fala é da judoca brasileira Rafaela Silva (à...

Basquete: Champions das Américas tem Flamengo e Franca nas semifinais

Basquete: Champions das Américas tem Flamengo e Franca nas semifinais

by A Onça
15 de março de 2026

Os quatro clubes que seguem na briga pelo título da edição 2025/2026 da Champions League das Américas - torneio equivalente à Libertadores para o basquete masculino - estão definidos. A vaga derradeira foi assegurada pelo Nacional (Uruguai), na noite do último sábado...

Load More
  • Home
  • Política de Cookies
  • Posts

© 2023 A Onça

Welcome Back!

Login to your account below

Forgotten Password? Sign Up

Create New Account!

Fill the forms below to register

All fields are required. Log In

Retrieve your password

Please enter your username or email address to reset your password.

Log In

Add New Playlist

No Result
View All Result
  • Home
  • Postagens
  • Artigos da Onça
  • Brasil
  • Polícia
  • Governo
  • Campo Grande
  • Política
  • Saúde
  • Clima
  • Emprego
  • Cultura e Lazer
  • Emprego

© 2023 A Onça

Utilizamos cookies essenciais e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições Ver política de privacidade