O presidente da Assembleia Legislativa de Mato Grosso do Sul (ALEMS), deputado estadual Gerson Claro (PP), participou nesta quinta-feira (11) do lançamento do Programa Assomasul Gov MS 4.0, na sede da Associação dos Municípios de Mato Grosso do Sul (Assomasul). A iniciativa é considerada a maior ação de capacitação municipalista já realizada no Estado e busca fortalecer a formação de gestores públicos, com foco em políticas de inclusão social.
O evento contou com a presença do governador Eduardo Riedel, prefeitos, secretários municipais e gestores de diversas áreas. Entre os convidados, também esteve o comunicador e empresário Carlos Roberto Massa, o Ratinho, que defendeu a importância de abrir espaços de debate e aprendizado sobre inclusão, especialmente para pessoas com deficiência e autismo.
“Educação e inovação como oportunidades”
Durante sua fala, Gerson Claro destacou que o programa amplia a capacidade das prefeituras de implementar políticas públicas transformadoras.
“Temos buscado iniciativas que valorizem a inclusão e a educação, como a inauguração recente de um espaço dedicado às crianças na Assembleia Legislativa. Temos convicção de que, quando gestores públicos olham para a educação, enxergam não apenas um desafio, mas uma oportunidade de transformação. É pela inovação que conseguimos apoiar nossos municípios e responder às mudanças da sociedade. Esta capacitação traduz exatamente esse propósito: fortalecer a formação e abrir novos caminhos para políticas públicas mais inclusivas e eficazes”, afirmou o presidente da ALEMS.
Investimento e alcance estadual
Com investimento de R$ 6,5 milhões, o programa é fruto da parceria entre a Assomasul e o Governo do Estado, por meio da Secretaria de Educação (SED/MS). Ele vai oferecer pós-graduação gratuita para servidores municipais em áreas estratégicas, como autismo, alfabetização e letramento, gestão do esporte, lazer e licitações.
O Assomasul Gov MS 4.0 dá continuidade ao Assomasul Itaipu 4.0, lançado no início deste ano e que beneficiou 35 municípios da região Sul. Agora, todos os 79 municípios de Mato Grosso do Sul terão acesso à formação, consolidando uma rede estadual de qualificação voltada à inclusão social e ao desenvolvimento regional.