Ao longo do ano, a ALEMS realizou 119 sessões plenárias, com 419 votações, além da publicação de 195 edições do Diário Oficial do Legislativo
O presidente da Assembleia Legislativa de Mato Grosso do Sul (ALEMS), deputado Gerson Claro (PP), apresentou nesta quarta-feira (17), durante a última sessão plenária de 2025, o balanço dos trabalhos legislativos do ano. O levantamento, elaborado pela Secretaria de Assuntos Legislativos e Jurídicos, aponta um período de intensa atividade parlamentar e fortalecimento do diálogo institucional.
Ao longo do ano, a ALEMS realizou 119 sessões plenárias, com 419 votações, além da publicação de 195 edições do Diário Oficial do Legislativo. No período, foram protocoladas 508 proposições, entre Projetos de Lei, Projetos de Resolução, Projetos de Decreto Legislativo, Projetos de Lei Complementar e Propostas de Emenda à Constituição.
Do total de matérias analisadas, 249 foram aprovadas. Outras 55 propostas foram rejeitadas, enquanto 193 seguem em tramitação e devem ser apreciadas ao longo de 2026.
Gerson Claro destacou que os resultados refletem o trabalho conjunto dos parlamentares e servidores da Casa. Segundo ele, o empenho das equipes técnicas, administrativas e de apoio foi fundamental para o funcionamento do Legislativo e para o atendimento às demandas do Estado.
O balanço anual também registra a apresentação de 4.314 proposições como indicações, moções, requerimentos e emendas, além da expedição de mais de 8 mil ofícios pela Presidência e pela Primeira Secretaria da ALEMS.
Ao encerrar a sessão, o presidente reforçou a importância do diálogo, do respeito e da maturidade no debate parlamentar, mesmo diante de divergências. As atividades legislativas entram agora em recesso, com retorno das sessões plenárias marcado para o dia 3 de fevereiro de 2026.






