Retomada do serviço amplia o acesso da população a procedimentos especializados após investimento do Governo do Estado
O Hospital Regional de Mato Grosso do Sul (HRMS) retomou nesta semana a realização de cirurgias bucomaxilofaciais pelo SUS, ampliando o atendimento a pacientes que necessitam de procedimentos especializados. A reativação do serviço foi possível após investimento de cerca de R$ 500 mil do Governo do Estado para a compra de órteses e próteses.
O primeiro procedimento dessa nova fase foi realizado em um jovem de 20 anos, vítima de um grave acidente de motocicleta ocorrido há mais de 30 dias. O paciente estava internado em outra unidade hospitalar e foi transferido para o HRMS, onde passou pela cirurgia.
Segundo o cirurgião e chefe do Serviço de Cirurgia e Traumatologia Bucomaxilofacial do HRMS, Fernando Esgalha, a retomada do serviço é fundamental para o atendimento de casos complexos, especialmente traumas decorrentes de acidentes de trânsito.
A diretora-presidente da FUNSAU, Marielle Alves, destacou que a reativação do serviço contribui para agilizar o tratamento e oferecer cuidado integral à população, além de abrir caminho para a ampliação de cirurgias de maior complexidade no hospital.
Referência em média e alta complexidade no Estado, o HRMS realizou mais de 12 mil cirurgias no último ano e ultrapassou meio milhão de atendimentos em 2025, entre internações, consultas, exames e atendimentos multiprofissionais.






