Na manhã deste sábado (21), a Polícia Civil, por meio da Delegacia Especializada de Repressão a Crimes Ambientais e Atendimento ao Turista (DECAT), resgatou uma cadela em condições de maus-tratos em uma chácara no Jardim Santa Luzia, em Campo Grande.
O animal, sem raça definida e de pelagem preta, estava amarrado a uma árvore, com feridas pelo corpo, pele descamando e apresentava sinais de magreza severa e infecção por miíases na região traseira. Além disso, foi encontrada uma vasilha com água insalubre próxima ao local, mas sem alimento disponível.
O proprietário da chácara, um homem de 73 anos, confessou que visitava o local com frequência, mas alegou estar oferecendo ao animal os cuidados que julgava adequados, apesar de nunca tê-lo levado a um veterinário. A equipe constatou que o cão estava visivelmente doente, sem acesso a água limpa ou alimentação adequada.
Diante das evidências, o homem foi preso em flagrante por maus-tratos a animais, crime que é qualificado por se tratar de um cão. A cadela foi encaminhada para receber os cuidados necessários.