O influenciador Renato dos Santos Lopes, de 32 anos, conhecido como “Pobre Loco”, foi alvo da operação da Polícia Civil de São Paulo contra uma organização criminosa que produzia e vendia ilegalmente anabolizantes e emagrecedores. A ação foi deflagrada na manhã desta terça-feira (5) em 12 estados, incluindo Mato Grosso do Sul.
Renato divulgou em seu Instagram imagens da chegada dos policiais do Garras à sua casa, no Bairro Parati, em Campo Grande. O vídeo foi apagado pouco depois. Representado pelo advogado Maikol Mansour, que também publicou registros do trajeto até a delegacia, o influencer foi levado para prestar depoimento e liberado em seguida.
Ele afirmou que apenas fazia divulgação da empresa investigada. Uma sacola com remédios foi levada e depois devolvida, mas o celular dele foi apreendido. Na semana passada, Renato já havia sido alvo de fiscalização do CREF-MS por supostamente atuar como personal trainer sem registro.
A operação cumpre 85 mandados de busca e 35 de prisão em São Paulo, MS e outros 10 estados. Segundo a polícia, o grupo movimentou R$ 25 milhões em cinco anos, vendendo medicamentos sem autorização da Anvisa e sem prescrição médica, por meio de site hospedado fora do Brasil.