O renomado músico Edson Ribeiro de Arruda Júnior, mais conhecido como Juninho MPB, está prestes a realizar um sonho antigo: levar shows com músicas autorais para escolas públicas de Campo Grande. Com uma carreira consolidada como músico, instrumentista e compositor, Juninho MPB sempre desejou compartilhar seu talento e paixão pela música com estudantes, especialmente aqueles que, como ele, estudaram em escolas públicas.
Graças ao incentivo da Lei Paulo Gustavo, Juninho MPB agora pode colocar esse desejo em prática. Autor de dezenas de canções, ele vai se apresentar em sete escolas públicas, começando pela Escola Estadual Rui Barbosa, onde estudou. “Eu já pensava antes em rodar o interior do Estado, mas agora surgiu a oportunidade de realizar o projeto em Campo Grande. Vou primeiro ao Rui Barbosa, escola onde estudei a vida toda, onde minhas irmãs também estudaram e o meu filho estuda atualmente”, explica Juninho MPB.
Projeto Será Exibido no YouTube
O projeto, chamado “Meu Mundo nas Escolas”, vai além das apresentações musicais. Juninho MPB pretende promover bate-papos com os alunos, desmistificando a ideia de que a MPB (Música Popular Brasileira) e a bossa nova são gêneros elitistas. As visitas serão registradas e o conteúdo será disponibilizado posteriormente no YouTube, mostrando as escolas por onde o músico passou e a receptividade dos alunos.
Inspiração e Trajetória
Durante a pandemia, Juninho MPB escreveu canções que homenageiam familiares e refletem suas experiências de vida. Em 2021, lançou o álbum “Meu Mundo”. A divulgação do disco se deu através de apresentações em projetos como o Projeto Vertentes e Som da Concha.
A trajetória de Juninho MPB começou na infância, influenciado pelos pais e pelos churrascos familiares repletos de música. Aos 7 anos, já demonstrava interesse por instrumentos de percussão, e aos 13 anos começou a tocar violão. “Minha mãe sempre ficou cantarolando em casa. Meu pai tocava percussão e um amigo me ensinou três acordes”, relembra.
Serviço: Cronograma das Escolas
- EE. Arlindo Andrade Gomes – 27/11 – 9h30
- EE. Professora Clarinda Mendes Aquino – 28/11 – 9h30
- EE. Joaquim Murtinho – 28/11 – 15h
- EE. Maria Constança de Barros – 29/11 – 9h
- EE. Professora Alice Nunes Zampiere – 4/12 – 9h30
- EE. Rui Barbosa – 5/12 – 9h
- EE. Emygdio Campos Widal – 6/12 – 14h
Juninho MPB comemora quase duas décadas de carreira, enfrentando preconceitos e desafios, mas sempre mantendo viva a paixão pela música. “Hoje sou multi-instrumentista, toco sozinho ou com a banda, em bares, casamentos, onde tem a necessidade de música eu estou”, conclui orgulhoso.