Nesta quarta-feira (15), a Prefeitura de Campo Grande, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (Sesau), lançou campanha de vacinação contra gripe no SIRPHA Lar de Idosos. A instituição oferece atendimento, proteção e convivência a idosos em situação de risco e vulnerabilidade social. No total, mais de 100 pessoas foram vacinadas, entre presidiários e funcionários.
A secretária municipal de Saúde, Rosanna Leite de Mello, destacou a importância da vacinação, principalmente dos chamados grupos de risco, incluindo os idosos. Em última análise, estas pessoas têm maior probabilidade de desenvolver doenças graves, aumentando o risco de hospitalização e morte. É por isso que devem ser vacinados para reduzir o risco”, acrescentou.
Este ano, Campo Grande notificou 1.311 casos de Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG), sendo 131 de influenza A. A doença já matou 12 pessoas na cidade até o momento. Em razão do aumento expressivo dos casos de doenças respiratórias, o município decretou situação de emergência por 90 dias. Em Campo Grande, até o dia 14 de maio foram aplicadas 117.755 doses de vacinas contra a Gripe. Desde a semana passada, a vacina da gripe está liberada para todas as pessoas a partir de seis meses.
Durante a semana as doses estão disponíveis nas 74 unidades de saúde de família espalhadas pelas sete regiões urbanas e distritos do município. Aos sábados, domingos e feriados, a Prefeitura tem realizado plantão nas unidades de saúde e ações itinerantes em locais de grande circulação de pessoas, como shoppings, por exemplo, para oportunizar o acesso da população e, consequentemente, ampliar a cobertura vacinal.