12:13 segunda-feira, 16 fevereiro 2026
A Onça
No Result
View All Result
A Onça
No Result
View All Result
A Onça
No Result
View All Result
Lula defende em artigo atuação para além dos discursos na COP30

Lula defende em artigo atuação para além dos discursos na COP30

A Onça by A Onça
10:49 quinta-feira, 6 novembro 2025
in Brasil
A A

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva publicou nesta quinta-feira (6) em jornais nacionais e internacionais um artigo defendendo que a 30ª Conferência das Nações Unidas sobre Mudança do Clima (COP30), que começa este fim de semana, em Belém, seja “a hora da ação” e que os líderes mundiais assumam o compromisso “multilateral de agir com a urgência que a crise climática exige”. 

O presidente também abordou o lançamento do Fundo Florestas Tropicais para Sempre (TFFF) durante a Cúpula do Clima nesta quinta-feira.

Notícias relacionadas:Lula se reúne com líderes do Suriname e de Papua Nova Guiné na COP30.COP30 pretende mobilizar US$ 1,3 trilhão em financiamento climático.Mulheres vítimas de violência têm canal de atendimento na COP30.“Se não atuarmos de maneira efetiva, para além dos discursos, nossas sociedades perderão a crença nas COPs, no multilateralismo e na política internacional de maneira mais ampla. É por isso que convoquei os líderes globais para a Amazônia e conto com o empenho de todos eles para que essa seja a COP da verdade, o momento em que provaremos a seriedade de nosso compromisso com todo o planeta”, defendeu.

O presidente ressaltou que as ações coletivas baseadas na ciência provam a nossa capacidade de enfrentar grandes desafios climáticos, citando como exemplos as respostas dadas para proteger a camada de ozônio e para enfrentar a pandemia da covid-19.

Lula lembrou ainda que o Brasil sediou a Cúpula da Terra, conhecida como ECO-92, além da aprovação das convenções do clima, da biodiversidade e da desertificação e os princípios que estabeleceram um novo paradigma e rumo para preservarmos o planeta e a humanidade.

Você podequerer ler

Pé-de-Meia Licenciaturas: cadastro para participar começa amanhã

Pé-de-Meia Licenciaturas: cadastro para participar começa amanhã

16 de fevereiro de 2026
Com João Fonseca, brasileiros disputam chaves principais do Rio Open

Com João Fonseca, brasileiros disputam chaves principais do Rio Open

16 de fevereiro de 2026

“O novo sempre vem”, diz fundador do Rec-Beat nos 30 anos do festival

16 de fevereiro de 2026
O Agente Secreto vence Spirit Award como melhor filme internacional

O Agente Secreto vence Spirit Award como melhor filme internacional

16 de fevereiro de 2026

>> Siga o canal da Agência Brasil no WhatsApp

Lula disse que não é por acaso a realização da COP30 “no coração da floresta amazônica”, onde os olhos do mundo se voltam para o Brasil para discutir o enfrentamento à mudança do clima, destacando que a conferência é uma oportunidade para que políticos, diplomatas, cientistas, ativistas e jornalistas conheçam a realidade da Amazônia.

“Queremos que o mundo veja a real situação das florestas, da maior bacia hidrográfica do planeta e dos milhões de habitantes da região. As COPs não podem ser apenas uma feira de boas ideias, nem uma viagem anual dos negociadores. Elas devem ser o momento de contato com a realidade e de ação efetiva no enfrentamento à mudança do clima”, afirma.

O presidente defendeu ainda o aumento de recursos para o enfrentamento da crise climática, especialmente para o Sul Global. O presidente argumentou que o maior volume de recursos para o Sul Global é uma questão de justiça, já que os países ricos, do Norte, foram os maiores beneficiados pela economia baseada em carbono.

“[Os países] Precisam, portanto, estar à altura de suas responsabilidades. Não apenas assumir compromissos, mas honrar suas dívidas”, afirmou, acrescentando que o Brasil está fazendo sua parte. 

“Em apenas dois anos, já reduzimos pela metade a área desmatada na Amazônia, mostrando que é possível agir concretamente pelo clima”, disse.

TFFF

O presidente também abordou o TFFF afirmando que a iniciativa é inovadora por ser um fundo de investimento, e não de doação. Lula lembra que o fundo tem uma lógica de “ganha-ganha” no enfrentamento à mudança do clima, já que remunerará quem mantiver suas florestas em pé e também quem investir no fundo. 

O Brasil anunciou investimento de US$ 1 bilhão no TFFF e Lula disse esperar que anúncios igualmente ambiciosos de outros países.

Outro ponto abordado pelo presidente foi a Contribuição Nacionalmente Determinada (NDC) do Brasil, que se comprometeu a reduzir entre 59% e 67% suas emissões até 2035, abrangendo todos os gases de efeito estufa e todos os setores da economia.

“É nesse sentido que convocamos todos os países a apresentarem NDCs igualmente ambiciosas e as implementarem efetivamente”.

Transição energética

Lula defendeu ainda que os recursos da exploração do petróleo para financiar uma transição energética justa, ordenada e equitativa serão fundamentais.

“As empresas petroleiras do mundo, como a brasileira Petrobras, com o tempo se transformarão em empresas de energia, porque é impossível seguir indefinidamente com um modelo de crescimento baseado nos combustíveis fósseis”, disse.

No artigo, Lula reivindica uma maior participação popular nas decisões políticas sobre o clima e a transição energética. O presidente lembrou que os setores mais vulneráveis da sociedade são os mais afetados pelos efeitos da mudança climática.

“Não podemos esquecer que 2 bilhões de pessoas não têm acesso à tecnologia e combustíveis limpos para cozinhar; 673 milhões de pessoas ainda vivem com fome no mundo. Em resposta a isso, lançaremos, em Belém, uma Declaração sobre Fome, Pobreza e Clima. É essencial que o compromisso da luta contra o aquecimento global esteja diretamente relacionado ao combate à fome”, afirmou.

Multilateralismo

Ao finalizar o artigo, Lula defendeu novamente uma reforma da governança global, com base no multilateralismo, que, segundo ele, “sofre com a paralisia do Conselho de Segurança da ONU”.

“Criado para preservar a paz, não consegue impedir as guerras. É nossa obrigação, portanto, lutar pela reforma dessa instituição”, defendeu.

Lula também defendeu a criação de um Conselho de Mudança do Clima da ONU, vinculado à Assembleia Geral, com uma nova estrutura de governança, “com força e legitimidade para garantir que os países cumpram o que prometeram.”

“A cada Conferência do Clima, ouvimos muitas promessas, mas poucos compromissos efetivos. A época das cartas de boas intenções se esgotou: é chegada a hora dos planos de ação. Por isso, começamos hoje a ‘COP da verdade’, finalizou.

Siga A Onça no


Compartilhe isso:

  • Compartilhar no WhatsApp(abre em nova janela) WhatsApp
  • Compartilhar no Facebook(abre em nova janela) Facebook
Tags: Agencia BrasilBrasilNotícias

Leia também

Pé-de-Meia Licenciaturas: cadastro para participar começa amanhã

Pé-de-Meia Licenciaturas: cadastro para participar começa amanhã

by A Onça
16 de fevereiro de 2026

O Ministério da Educação (MEC) inicia nesta terça-feira (17) o período de cadastramento de currículo e pré-inscrição de interessados em participar do Pé-de-Meia Licenciaturas 2026. Em nota, a pasta informou que estudantes elegíveis devem se cadastrar exclusivamente pela Plataforma Freire,...

Com João Fonseca, brasileiros disputam chaves principais do Rio Open

Com João Fonseca, brasileiros disputam chaves principais do Rio Open

by A Onça
16 de fevereiro de 2026

Os jogos das chaves principais do Rio Open, a maior competição de tênis da América do Sul, começam nesta segunda-feira (16). O evento teve início no último sábado (14) com as disputas do qualifying, uma fase preliminar que reúne atletas de...

“O novo sempre vem”, diz fundador do Rec-Beat nos 30 anos do festival

by A Onça
16 de fevereiro de 2026

Considerado como um dos principais polos de resistência cultural e de janela para a música independente e multicultural no país, o Festival Rec-Beat chega aos seus 30 anos mantendo vivas a vitalidade e inquietação que marcaram sua origem. Fundado em...

Load More
  • Home
  • Política de Cookies
  • Posts

© 2023 A Onça

Welcome Back!

Login to your account below

Forgotten Password? Sign Up

Create New Account!

Fill the forms below to register

All fields are required. Log In

Retrieve your password

Please enter your username or email address to reset your password.

Log In

Add New Playlist

No Result
View All Result
  • Home
  • Postagens
  • Artigos da Onça
  • Brasil
  • Polícia
  • Governo
  • Campo Grande
  • Política
  • Saúde
  • Clima
  • Emprego
  • Cultura e Lazer
  • Emprego

© 2023 A Onça

Utilizamos cookies essenciais e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições Ver política de privacidade