Na quarta-feira (25), teve início, em Assunção, capital do Paraguai, a edição anual do G5 Concexiones Internacional Reciclarte 2024. Mato Grosso do Sul está presente no evento com representantes da Fundação de Cultura de Mato Grosso do Sul (FCMS) e da Secretaria de Estado de Turismo, Esporte e Cultura (Setesc).
O encontro reúne produtores culturais, artistas, gestores e profissionais das indústrias criativas, com foco especial na sustentabilidade ambiental. A cerimônia de abertura contou com a presença de autoridades paraguaias e delegações do Brasil, Argentina e Uruguai.
Foco na Sustentabilidade e na Cultura
A programação cultural seguirá até sexta-feira (27), enquanto as atividades ambientais ocorrerão no fim de semana (28 e 29) em San Bernardino, no Anfiteatro José Asunción Flores, com palestras e reuniões voltadas para o setor ambiental.
Os organizadores do evento destacam a importância de explorar as interconexões entre cultura e sustentabilidade, promovendo a ideia de que “a arte educa, cria e conscientiza, forja o caráter e colabora com o desenvolvimento social e econômico local”. O objetivo é fomentar políticas que apoiem produções culturais mais sustentáveis.
Representação de Mato Grosso do Sul
A FCMS enviou dois representantes para uma imersão no circuito cultural guarani e na integração com a América Latina. Eduardo Mendes, diretor-presidente da FCMS, enfatizou a relevância da participação no evento: “É essencial ultrapassarmos fronteiras com nossa cultura e compreendermos as diversas vertentes dos países vizinhos. Nossos representantes certamente voltarão com aprendizados que enriquecerão nossas estratégias culturais.”
O secretário de Estado de Turismo, Esporte e Cultura, Marcelo Miranda, também destacou a importância do intercâmbio cultural: “Participar da G5 Reciclarte é uma oportunidade estratégica para Mato Grosso do Sul. Ampliamos nosso diálogo com outros países da América Latina e fortalecemos o intercâmbio de boas práticas ambientais.”
Programação Cultural
A quarta-feira foi marcada por uma programação musical vibrante no Porto de Assunção, com destaque para a MC indígena Anarandá, além de outras atrações como Afro Mana, Tekovete, Blood Beatz, e muitos mais.