A Secretaria de Estado de Saúde (SES), por meio da coordenadoria de Imunização, iniciou a distribuição de vacinas contra a Influenza para 51 municípios de Mato Grosso do Sul. Com a chegada de 84 mil doses na primeira remessa, 67.470 já foram enviadas aos municípios, que começaram a retirar as vacinas e insumos na Rede de Frio estadual, em Campo Grande, a partir da última segunda-feira (24).
Os municípios que já têm as vacinas estão autorizados a iniciar a imunização, como orientado pelo Ministério da Saúde. A campanha nacional está programada para iniciar oficialmente em 7 de abril, mas o Ministério recomenda o início imediato onde as doses já estejam disponíveis. A vacinação seguirá ao longo do ano, integrando o Calendário Nacional e campanhas sazonais.
A vacinação contra a Influenza, uma infecção viral respiratória de alta transmissibilidade, é essencial para reduzir complicações e óbitos. A meta é imunizar 90% dos grupos prioritários, que incluem crianças, gestantes, idosos, profissionais de saúde, entre outros.
A vacina de 2025 contém as cepas H1N1, H3N2 e B e pode ser administrada junto a outras do Calendário Nacional. Para se vacinar, basta procurar a Unidade Básica de Saúde mais próxima com um documento de identificação ou caderneta de vacinação.