A tão esperada canonização do beato Carlo Acutis, marcada para o próximo domingo (27), foi suspensa após a morte do Papa Francisco, ocorrida na manhã desta segunda-feira (21), em Roma. O Vaticano confirmou que a cerimônia, que seria realizada durante o Jubileu dos Adolescentes na Praça São Pedro, será remarcada após a escolha do novo pontífice.
Em Campo Grande, a notícia foi recebida com comoção pelos fiéis, especialmente na Paróquia São Sebastião, que havia preparado uma extensa programação para celebrar o evento. A capital sul-mato-grossense tem uma relação única com Carlo Acutis, pois foi aqui que ocorreu o milagre reconhecido pelo Vaticano e que levou à beatificação do jovem.
O milagre envolveu a cura de Matheus Lins Vianna, então com 6 anos, diagnosticado com pâncreas anular, uma rara condição congênita. Após intensas orações e veneração de uma relíquia do beato na Capela Nossa Senhora Aparecida, o menino foi curado de forma considerada inexplicável pela medicina.
Para marcar a canonização, estavam previstas missas, vigílias, momentos de adoração e a transmissão ao vivo da cerimônia diretamente do Vaticano. A Capela do Milagre, como é conhecido o local da cura, seria o ponto central das celebrações em Campo Grande.
Com a suspensão, a comunidade católica local aguarda a definição de uma nova data. Enquanto isso, os fiéis continuam a prestar homenagens e reforçar a devoção a Carlo Acutis, conhecido mundialmente como o “santo da internet”, por utilizar a tecnologia para difundir a fé católica.
O Vaticano ainda não divulgou quando a cerimônia será remarcada, mas a expectativa é que isso ocorra após a eleição do novo Papa.