Desde 2019, quando a primeira unidade foi instalada em Sidrolândia, o projeto se consolidou como política de Estado, em parceria com a assistência social dos municípios
O Governo de Mato Grosso do Sul inaugurou nesta quinta-feira (14) a 54ª Sala Lilás, em Pedro Gomes, ampliando a rede de proteção a mulheres, crianças e adolescentes vítimas de violência. Novas unidades serão entregues em Bela Vista e Antônio João no dia 19 e em Nioaque em 11 de dezembro, totalizando 57 salas até o fim do ano.
As Salas Lilás funcionam dentro das delegacias da Polícia Civil e oferecem atendimento humanizado, privacidade e apoio especializado para registro de ocorrências, solicitação de medidas protetivas, realização de exames periciais e depoimento especial de crianças e adolescentes, reduzindo a revitimização. Segundo a delegada Christiane Grossi, o objetivo é garantir acolhimento qualificado e aliviar o impacto emocional de quem chega fragilizado após sofrer violência.
Desde 2019, quando a primeira unidade foi instalada em Sidrolândia, o projeto se consolidou como política de Estado, em parceria com a assistência social dos municípios.
Além das salas nas delegacias, o atendimento especializado também é oferecido pelo CEAMCA (Centro Especializado de Atendimento à Mulher, Criança e Adolescente), que realiza acolhimento psicossocial, encaminhamentos, apoio para autonomia e ações preventivas. O serviço não exige boletim de ocorrência para atendimentos.
Em caso de violência, a vítima pode acionar o 190 (Polícia Militar) ou procurar a DEAM, na Casa da Mulher Brasileira, pelos telefones (67) 2020-1300 e 2020-1319. O CEAMCA atende na Rua Piratininga, 559, em Campo Grande, pelos números (67) 3348-6698 e (67) 99653-5913 (WhatsApp). Informações adicionais podem ser obtidas pelo site naosecale.ms.gov.br/delegacias-da-mulher ou pelo telefone (67) 3348-6657, onde a assistente virtual Vitória orienta e encaminha mulheres para a rede de proteção.






